3º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela apresentado hoje em Vilar Formoso

A prova, que irá decorrer entre 13 e 15 de abril, será apresentada hoje, pelas 10h30, no Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço, em Vilar Formoso.

Pelo terceiro ano a Associação de Municípios da Cova da Beira organiza uma prova Internacional de ciclismo disputada em todo o seu território que se denomina 3º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela.

Segundo a organização, “o 3º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela que visa utilizar o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela.”

“Esta prova tem como alvo principal a promoção regional e a projeção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano”, acrescenta.

Os três dias de prova , estão estrategicamente colocados no calendário Internacional de Ciclismo, dado ser início de época e ser possível desta forma captar o máximo de equipas de nível internacional, potenciando também uma época baixa na região. As 3 etapas deste 3º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, foram estrategicamente desenhadas para que a prova percorra todo o território dos 16 municípios da Cova da Beira e Serra da Estrela envolvidos no evento.

Sabe-se que a primeira etapa, a decorrer no dia 13 de abril, irá ligar Mêda a Figueira de Castelo Rodrigo. A segunda etapa, a realizar no dia 14, irá partir do Sabugal com destino a Seia. A última etapa da prova parte de Gouveia e culmina na cidade da Guarda.

“Ao captar para o seu território uma prova internacional que junta os melhores ciclistas do pelotão internacional, a Associação de Municípios da Cova da Beira em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Turismo do Centro de Portugal, vislumbra uma oportunidade soberana de aprofundar e divulgar no contexto europeu a região que conta com uma grande envolvência na relação transfronteiriça com uma comunidade autónoma espanhola, geograficamente contígua, com mais de 2,5 milhões de habitantes, não só no plano desportivo, como também no cultural, social e económico.”

Sobre a AMCB

A AMCB – Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios e atualmente é composta por 13 associados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. A área compreendida pelos municípios que compõem a AMCB tem uma dimensão de 5577km² e uma população, segundo os censos de 2011, de 150 991 habitantes.

 

 


Conteúdo Recomendado