17ª Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira prossegue este fim de semana em Trancoso

Setenta produtores e agentes económicos da região apresentam no Pavilhão Multiusos de Trancoso o que de melhor se produz no território.

O Município de Trancoso, em parceria com a Aenebeira – Associação Empresarial do Nordeste da Beira promove a XVII Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, para divulgar as potencialidades gastronómicas e económicas do território.

Na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a feira abriu portas numa cerimónia de inauguração que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Inauguração da 17ª Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira

“Encontram-se presentes no Pavilhão Multiusos os principais produtores da região, nomeadamente fumeiro, queijos, pão, doçaria regional, vinhos, mel, azeite, gastronomia e ainda artesanato regional”, anuncia a organização.

Segundo o presidente da Aenebeira, Tomás Martins, a edição deste ano do certame reúne cerca de 70 produtores e agentes económicos da região, numa mostra em que apenas participam agentes económicos e produtores licenciados”.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, reconhece que o certame anual contribui para animar a economia e para ajudar no escoamento dos produtos locais.

“Trancoso é uma terra de grandes mercados, de grandes feiras e de grandes eventos”, disse o autarca, lembrando que o mercado semanal das sextas-feiras “é um dos maiores” da região das Beiras.

Da programação deste sábado destaca-se a realização de um seminário dedicado à apicultura, no sábado, dia 7, pelas 10h30, bem como a realização de uma feira de automóveis usados e maquinaria agrícola, a decorrer entre as 9h00 e as 21h00. A partir das 11 horas, haverá animação musical itenerante no espaço da feira e à tarde irão atuar o Grupo de Concertinas “Clave de Sol” e o Grupo de Cantares “O Salgueirinho”.

No domingo, dia 08 de março, prossegue a feira de automóveis usados e maquinaria agrícola, entre as 09h00 e as 21h00 e atua o Grupo de Bombos “Os Caldeireiros” de Rio de Mel, (10h00), o Grupo de Concertinas de Souto Maior (14h00), Rancho Folclórico de Arnas (16h00) e o Grupo de Música Tradicional “Pedrinhas da Calçada” (17h00).


Conteúdo Recomendado