A Guarda vai ser a meta para a quarta e última etapa da 15ª Volta a Portugal em Bicicleta Júnior, no dia 29 de agosto.
As primeiras pedaladas serão dadas na tarde de 26 de agosto. A etapa inaugural tem início de final em Almeida, estendendo-se por um percurso de 92,6 quilómetros. A fase final, em subida ligeira, poderá permitir uma ligeira triagem de valores, até porque a meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria.
A segunda etapa é a mais longa da competição, ligando Sabugal a Penamacor, através de um traçado de 129,4 quilómetros. Sem subidas pontuáveis para a classificação da montanha, será a distância e, provavelmente, o calor a fazer a seleção.
Segue-se uma etapa com grande potencial de decisão da classificação geral. É o um contrarrelógio individual de 14,8 quilómetros, entre Gouveia e Seia.
Na última etapa: uma viagem de 110,9 quilómetros, entre Celorico da Beira e a Guarda. A orografia faz desta a etapa-rainha da competição, já que os jovens ciclistas terão de ultrapassar a exigente subida das Penhas da Saúde, contagem de montanha de primeira categoria, antes da subida para a meta, via Santa Cruz (montanha de segunda categoria). Está prevista a chegada dos jovens ciclistas ao Jardim José de Lemos às 15h00 de domingo, dia 29.
Na prova irão participar os melhores juniores portugueses e algumas equipas internacionais.