As redes sociais são actualmente um dos principais alvos dos piratas informáticos. Neste tipo de plataformas, visitadas diariamente por milhões de utilizadores à escala mundial, tem vindo a ser comum a prática de ataques informáticos, a vários níveis e com os mais diversos objectivos.
Desta vez, o alerta vai para um vírus que chega “camuflado” através do chat, com a mensagem “lol”.
Este vírus tem a capacidade de infectar o nosso sistema, assim como “sequestrar” a nossa conta do Facebook. Dentro do ficheiro compactado, que inclui uma “suposta” foto, encontra-se um outro ficheiro malicioso (com extensão .jar), que depois de executado leva-nos a fazer download de malware , a partir de uma conta Dropbox desconhecida.
Caso os utilizadores executem esse ficheiro malicioso, o vírus ”lol” passa a ser propagado pelos nossos contactos da rede social.
O malware ainda não foi propriamente identificado, mas sabe-se que circulam já várias variantes do mesmo..
Uma vez que ainda não existe uma solução por parte da equipa que gere a rede social criada por Mark Zuckerberg, é aconselhado que os utilizadores estejam muito atentos às mensagens que recebem e evitem clicar em ficheiros que desconhecem ou desconfiam..
Caso já tenham executado o ficheiro malicioso, alterem de imediato a password de acesso ao Facebook e corram o anti-virus no vosso sistema.