Com a organização da Fundação Coa Parque, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, e produção da Revista de Vinhos este é um evento multifacetado – pelo carácter profissional em torno do vinho, mas também pela sua vertente de festa popular, que se desenrola em paralelo – e que assim se destina a um público muito vasto. No que toca ao vinho, afinal o actor principal do evento, para além da Feira de Vinhos e Sabores no ExpoCôa (prova de vinhos gratuita e possibilidade de aquisição dos mesmos a preços especiais), voltam a ter lugar as Provas Comentadas por Especialistas (três de vinhos e uma de azeites), o Concurso de Vinhos do Douro Superior e ainda de um colóquio subordinado ao tema “O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património que terá lugar na manhã de sábado no auditório do ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa, moderado por João Afonso, jornalista e crítico da Revista de Vinhos e que ainda contará com a intervenção de sete oradores bastante conhecedores da realidade duriense, na qual trabalham. A novidade deste ano é a realização de um jantar vínico na sexta-feira, dia 30, às nove e meia da noite, no restaurante do Museu do Côa, com a presença de vários produtores e grandes vinhos do Douro Superior. O acesso a todas as actividades anteriormente mencionadas implica inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. O jantar é a única actividade paga. Para além do programa focado no vinho, a cidade de Vila Nova de Foz Côa vai ser palco de muita diversão e várias demonstrações artísticas ao longo dos três dias: números de magia, malabarismo, intervenções de teatro de rua, percussão tradicional portuguesa e um concerto de música ao vivo no sábado à noite. Esta edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ mantém o objectivo de afirmar a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade de ambos: território e vinhos. Integram este certame produtores de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos vizinhos: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo.
Dia 30 Maio, sexta-feira
Feira: 17h00 / 22h00
17h00 – Inauguração Oficial do Festival
18h00 – Prova Comentada: Tintos do Douro Superior, diversidade e qualidade, por João Paulo Martins
22h00 – Encerramento da Feira
Dia 31 Maio, sábado
Feira: 15h00 / 22h00 + Espectáculo
09h00 / 13h00 – Concurso de Vinhos do Douro Superior – Prova
09h30 / 13h30 – Colóquio: “O Douro Sustentável: Vinho e Turismo / Património”
Moderado e apresentado por João Afonso, jornalista e crítico da Revista de Vinhos
9h30 – Abertura
9h40 – A Arquitectura Vinhateira do Vale: Terraços, Patamares e sua Sustentabilidade – António Magalhães (Fladgate Partnership)
10h10 – Business & Biodiversity: A Actividade Económica Vitivinícola e a Protecção da Biodiversidade e da Paisagem Vitícola Duriense – José Maria Soares Franco (Duorum Vinhos) e Nuno Vilela (Sinergiae)
11h40 – A Importância das Castas Autóctones – António Graça (Sogrape)
11h10 – Coffee break
11h30 – A Biodiversidade e o Vinho do Douro – Rui Soares (Real Companhia Velha)
12h00 – Evolução das Operações Culturais Vitivinícolas no Douro: da Modernidade do Séc. XX para a Sustentabilidade do Séc. XXI – Fernando Alves (Symington Family Estates)
12h30 – Eno e Eco Turismo no Vale do Douro: Recurso em Crescimento – Ana Correia (Adriano Ramos Pinto)
13h00 – Debate
13h30 – Encerramento do colóquio
15h00 – Abertura da Feira
16h30 – Prova Comentada de Azeites do Douro Superior, por Francisco Pavão
18h30 – Prova Comentada: Viagem pelos brancos do Douro Superior, por Nuno Oliveira Garcia
22h00 – Encerramento da Feira
22h00 – Espectáculo musical com MARIZA
Dia 1 Junho, domingo
Feira: 14h00/ 20h00
14h00 – Abertura da Feira
15h00 – Anúncio resultados do Concurso de Vinhos do Douro Superior
16h30 – Prova Comentada: Portos do Douro Superior: castas, terroirs, estilos, por Luís Antunes
20h00 – Encerramento da Feira