O festival, inspirado na serra da Gardunha, tem nas histórias e imaginário das paisagens da Cova da Beira, o mote para a iniciativa.
A abertura oficial do evento começa a 10 de maio (16 horas) n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.
Meia hora depois realiza-se uma palestra dedicada aos «Locais de culto cinematográfico», moderado pelo jornalista e escritor Fernando Paulouro Neves. Serão oradores deste colóquio Ana Catarina Pereira, docente no curso de Cinema da Universidade da Beira Interior, João Mendes Roa, escritor e diretor do Museu Arqueológico do Fundão e Diamantino Gonçalves, fotógrafo e conhecedor da serra da Gardunha.
Durante a tarde haverá exibição dos filmes a concurso.
Às 21h30 está prevista a visualização de filmes, musicados ao vivo pela banda «Slow is possible», no espaço de A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.
Pelas 22h15 realiza-se uma tertúlia intitulada «O cinema como identidade coletiva».
No domingo (11 de maio) o dia começa pelas 9 horas com uma caminhada entre a aldeia histórica de Castelo Novo e Castelo Velho.
Às 9h30 decorre uma oficina de cinema n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, promovido pelo Departamento de Cinema da Universidade da Beira Interior.
Durante a tarde haverá a exibição das curtas-metragens vencedoras na edição de 2012 e as vencedoras desta edição de 2014 e a devida atribuição de prémios.
Os interessados em participar no evento (nas categorias de Ficção, Animação ou Documentário) podem inscrever-se até 30 de abril.
O vencedor de cada categoria recebe 200 euros, prémio oferecido pela Câmara do Fundão.
No âmbito do festival decorre a 3 de maio, na aldeia histórica de Castelo Novo, uma exibição dedicada aos filmes vencedores da edição de 2012.
O festival, dedicado ao tema do paranormal, surgiu inspirado nos mais variados relatos na Cova da Beira, em especial sobre a Serra da Gardunha, de atividades paranormais, histórias que envolvem imagens santas, ovnis, fantasmas e assombrações.
O «Gardunha Fest» é organizado pela Histérico – Associação de Artes e conta com o apoio da Câmara do Fundão.