A iluminação cénica da aldeia histórica de Castelo Rodrigo e na Ponte de Barca D’ Alva, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, vai ser substituída por tecnologia LED, informou hoje a autarquia.
Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal revelou que já foi adjudicada a empreitada de substituição da iluminação em Castelo Rodrigo e na Ponte Almirante Sarmento Rodrigues, em Barca d’Alva, e que as obras vão iniciar brevemente.
O investimento foi objeto de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro, com uma verba de 244.586,54 euros.
A Câmara realçou que o objetivo da intervenção é substituir as luminárias existentes por outras mais eficientes, permitindo a redução da pegada ecológica, melhorar os níveis de iluminação existentes, bem como diminuir os custos de consumo e manutenção.
Citado na nota, o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, realçou que este é um investimento importante, visto tratar-se de dois dos maiores polos turísticos do concelho.
“Em breve irão ainda tornar-se mais atrativos no período noturno, devido ao efeito cénico que a iluminação vai proporcionar”, sublinhou aquele autarca do distrito da Guarda.
Condesso argumentou ainda que as ações políticas ambientais deverão ser motores de desenvolvimento do território para corresponderem às atuais exigências climáticas, acautelando a vulnerabilidade dos sistemas ecológicos e das gerações futuras.