“Com encontro marcado junto à capela de Santo António, em Vila Franca da Serra, pastores e rebanhos reúnem-se para a tradicional bênção (…), fazendo o devoto [um] pedido ao santo por boas pastagens com vista à boa alimentação, saúde e proteção do gado”, adianta em comunicado o município liderado por Luís Tadeu.
A população e os visitantes “são convidados a acompanhar os pastores e rebanhos com mais de 100 ovelhas e cabras numa caminhada de três quilómetros” na freguesia, cumprindo-se assim a tradição secular da transumância.
“Esta tradição consiste no deslocamento sazonal de rebanhos para locais que oferecem melhores condições para o gado durante uma parte do ano. O termo é associado geralmente aos deslocamentos de gado ovino, com a chegada do verão, e à procura de pastagens ainda frescas”, segundo a autarquia.
O programa começa às 15:00 com um concerto pela Banda Filarmónica da Boa Educação de Vila Cova de Tavares, seguindo-se a realização do percurso pedestre na localidade, às 16:30, dedicado desta vez ao “Ciclo do pão”, com os participantes a poderem conhecer melhor, também, todo o processo de obtenção do pão, “desde a ceifa do centeio até à cozedura”.
Às 18:00, de regresso à capela de Santo António, realiza-se a bênção dos rebanhos.
A iniciativa é integrada na Rede Cultural Terras da Transumância, que envolve os municípios de Gouveia, Fundão, Castro Daire e Seia, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu, e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
A participação nesta atividade etnográfica é gratuita e limitada a um máximo de 50 pessoas, devendo as inscrições ser efetuadas até 05 de julho.
Ainda neste verão, o concelho de Gouveia vai acolher mais duas atividades no âmbito da mesma rede cultural: a transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem, em dia de agosto a definir, e a romaria da Nossa Senhora de Assedasse, em Folgosinho, a 08 de setembro.