Celorico da Beira inaugura “Casas do Castelo” no dia do Feriado Municipal

No Dia do Feriado Municipal, Celorico da Beira presta tributo e releva a figura de Sacadura Cabral, um “ilustre filho da terra”, que foi o mentor da viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922.

O município de Celorico da Beira inaugura na segunda-feira, dia do Feriado Municipal, que coincide com a data de nascimento de Sacadura Cabral, o projeto “Casas do Castelo”, que faz a ligação com o castelo da vila.

As comemorações do Feriado Municipal de Celorico da Beira, que coincidem com as celebrações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, vão decorrer entre sexta-feira e segunda-feira e incluem inaugurações, cerimónias oficiais, lançamentos de livros e atividades culturais, entre outras iniciativas.

Para as 12h30 de segunda-feira está marcada a inauguração das “Casas do Castelo” e de uma exposição temporária alusiva a Sacadura Cabral e Gago Coutinho, com espólio disponibilizado pelos museus da Marinha e do Ar.

O presidente da autarquia de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, disse hoje à agência Lusa que a requalificação do espaço “Casas do Castelo”, que resultou da reabilitação de dois imóveis adquiridos pelo município, custou 550 mil euros e teve uma comparticipação comunitária de 85%.

Com a execução da obra, na opinião do autarca, o município que lidera conjugou “dois aspetos positivos”: “A reabilitação urbana, que é importante, e também [a criação de] um espaço que não só nos dá uma acessibilidade ao castelo bastante interessante, como também serve de espaço de interpretação do castelo e espaço museológico”.

O espaço “Casas do Castelo” é considerado pelo responsável como “uma mais-valia” para dinamizar o turismo local, por fazer a ligação com o castelo da vila e possibilitar a realização de “mais visitas” ao monumento.

Carlos Ascensão disse que, no Dia do Feriado Municipal, Celorico da Beira presta tributo e releva a figura de Sacadura Cabral, um “ilustre filho da terra”, que foi o mentor da viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922.

As comemorações do Feriado Municipal começam na sexta-feira, com a inauguração de uma exposição itinerante comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, pelas 18 horas, no Centro Cultural, seguindo-se, às 21h30, o espetáculo de dança “Sacadura, a conquista além dos Céus”.

No sábado, pelas 09 horas, decorrerá o simpósio “Sacadura Cabral e a Travessia Aérea do Atlântico Sul, a apresentação do livro “A Enigmática Travessia do Atlântico Sul 1922”, de Marco Pitt (17 horas), e o espetáculo de teatro “O Céu de Sacadura” (21h30).

O programa para domingo inclui uma caminhada e uma prova de orientação, um concurso de lançamento de aviões de papel (15 horas) e o espetáculo musical comunitário “Travessia” (21h30).

No dia do Feriado Municipal, segunda-feira, realiza-se o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho (10h30), seguindo-se uma romagem à estátua de Sacadura Cabral, o descerramento de uma placa comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul e a inauguração das “Casas do Castelo” e da exposição temporária alusiva a Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

Durante a tarde haverá um momento musical (17 horas) e o lançamento do livro “A grande aventura – Na primeira travessia aérea do atlântico Sul”, de Mário Correia (17h30).

As comemorações terminam pelas 21h30 com a atuação da Banda de Música da Força Aérea (Centro Cultural).


Conteúdo Recomendado