O troço final da autoestrada A25 entre Vilar Formoso e a fronteira com Espanha abre ao tráfego rodoviário esta segunda-feira.
Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), a cerimónia de abertura ao tráfego do troço final da A25 entre Vilar Formoso (Almeida) e a fronteira com Espanha, em Fuentes de Onõro, está marcada para segunda-feira, às 16 horas, no nó da A25 em Vilar Formoso e contará com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado, a subdelegada do Governo de Salamanca, María Encarnación Pérez Álvarez, o Alcaide de Fuentes de Oñoro, Isidoro J. Alanís Marcos, o diretor Geral de Estradas do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Javier Herrero Lizanoe, e o vice-presidente da IP, José Serrano Gordo. Pode ver a cerimónia AQUI.
“Com a abertura ao tráfego do troço com 3,5 quilómetros entre Vilar Formoso e a fronteira, a A25 fica concluída em toda a sua extensão, ligando diretamente o Porto de Aveiro a Espanha através de autoestrada”, refere a IP em comunicado hoje divulgado.
De acordo com a fonte, a concretização do investimento “assegura uma importante ligação transfronteiriça à A62 – Autovia de Castilla, com melhores condições de comodidade e segurança rodoviária, nomeadamente para o tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, que passam a dispor de uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa”.
A IP adianta que a obra compreendeu a execução de um troço com 3,5 quilómetros de extensão em perfil de autoestrada, a reformulação do atual nó de Vilar Formoso e a construção de um viaduto com 330 metros de extensão, sobre a ribeira de Tourões.
Foram também realizados dois ramos de acesso ao nó de Fuentes de Oñoro (Espanha) e a criação de duas rotundas e de sete restabelecimentos que assegurarão a ligação com a rede viária local, entre outros trabalhos.
A empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 entre Vilar Formoso (concelho de Almeida, distrito da Guarda) e a fronteira com Espanha (Fuentes de Oñoro) envolve um investimento de 13,2 milhões de euros.
A cerimónia de assinatura do contrato da empreitada decorreu no dia 20 de novembro de 2018, em Vilar Formoso, com a presença do primeiro-ministro António Costa.