Assembleia Municipal da Guarda aprova moção contra exploração de lítio no concelho

Durante a discussão do assunto, o deputado José Carlos Breia (Movimento Pela Guarda) referiu que “a moção é equilibrada” e não “vincula definitivamente uma negação total da exploração mineira”.

A Assembleia Municipal da Guarda aprovou hoje, por maioria, uma moção desfavorável ao Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio no concelho, após o executivo também ter deliberado um parecer idêntico.

A moção, apresentada no período de antes da ordem do dia, pela deputada municipal do Bloco de Esquerda (BE), Bárbara Xavier, foi aprovada por maioria, com 33 votos a favor, um contra e 43 abstenções.

Segundo o texto do documento, a Assembleia Municipal deliberou “ser contra qualquer uma das propostas apresentadas até ao momento para prospeção, exploração de lítio e minérios próximos no concelho da Guarda, inclusivamente as áreas que foram apresentadas no Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio”.

Na moção, aquele órgão autárquico presidido por José Relva (Movimento Pela Guarda) também expressa a sua solidariedade “com a luta dos habitantes e autarcas dos restantes concelhos e distrito visados e que este executivo e futuros executivos garantirão que não se aprovará ou apoiará nenhum projeto que ponha em causa a população residente, fauna ou flora autóctone”.

Bárbara Xavier refere no texto que “é imperativo respeitar a população residente e o território que as acolhe, a Guarda e também o seu ar, o seu solo, as suas rochas, as suas matas, rios e os respetivos afluentes”.

“O concelho da Guarda, que tem o privilégio de ser percorrido por cinco rios, é composto por um solo fértil, uma paisagem de montanha de perder de vista e um ar com um índice de pureza e qualidade que nos valeu, primeiramente, o Sanatório Sousa Martins e, mais recentemente, em relação à cidade, a classificação de Cidade Bioclimática Ibérica”, disse a eleita do BE.

Durante a discussão do assunto, o deputado José Carlos Breia (Movimento Pela Guarda) referiu que “a moção é equilibrada” e não “vincula definitivamente uma negação total da exploração mineira”.

O deputado do Chega, Luís Soares, votou contra por considerar “um desperdício” a região perder a oportunidade, porque, na sua opinião, “sem economia não há futuro”.

O presidente da autarquia, Sérgio Costa (Movimento pela Guarda), lembrou que o executivo já se tinha manifestado contra o Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio no concelho pela forma como “estava desenhado” e as implicações para o território.

“Naturalmente que, se um dia destes aparecer outro programa já construído de acordo com as necessidades dos territórios, com os municípios, estaremos, naturalmente, sempre dispostos para promover a sua discussão”, disse.

No período de antes da ordem do dia da Assembleia Municipal da Guarda, que decorre no grande auditório do Teatro Municipal, foram aprovados, por unanimidade, dois votos de pesar pelo falecimento de João Mendes Rosa (ex-diretor do Museu da Guarda) e de Norberto Gonçalves (presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda).


Conteúdo Recomendado