A Comissão Política Distrital social-democrata, presidida por Carlos Peixoto, manifestou em comunicado o seu “voto de congratulação” por, pela primeira vez na história das eleições para o Parlamento Europeu, o distrito da Guarda contar “com um seu cidadão a integrar um lugar de destaque na respetiva lista, numa graduação que, com grande probabilidade, garantirá a sua eleição”.
Segundo a nota, o percurso profissional e político de Álvaro Amaro “fala por si”, referindo tratar-se de um “homem de causas e de rasgos”, de “um pensador, um decisor e um executor”.
“Esta decisão do PSD nacional só pode deixar orgulhosos todos os cidadãos do distrito da Guarda e da região, independentemente da sua simpatia, filiação partidária ou do seu voto nas eleições de 26 de maio”, sublinha o PSD.
Segundo o partido, no ato eleitoral trata-se de eleger um dos “mais qualificados quadros e um dos propulsores da defesa do ‘Interior’ para um órgão europeu que decidirá muito do que será o futuro de Portugal e da região das Beiras e da Serra da Estrela nos próximos anos”.
A nota acrescenta que Álvaro Amaro “fará, a nível europeu, o que sempre fez em Portugal e no distrito da Guarda” e que “atuará, intervirá e elevará a sua voz e a sua força beirã em prol de todos”.
Em comunicado, a comissão política concelhia do PSD, liderada por Tiago Gonçalves, também felicita Álvaro Amaro “pela sua integração na lista, num lugar cuja eleição só não é dada como certa hoje pelo respeito que tem que se ter pelo ato formal de eleição que ocorrerá no dia 26 de maio”.
“Este é o resultado do excelente trabalho que desenvolveu nos diversos cargos por que foi passando, desde secretário de Estado da Agricultura, a deputado, de presidente da Câmara Municipal de Gouveia a presidente da Câmara Municipal da Guarda, sem esquecer o seu papel impulsionador no ‘Movimento pelo Interior’ e de negociador, em nome do PSD, do ‘dossiê’ da Descentralização com o Governo da República”, refere.
A estrutura concelhia diz ainda que “o reconhecimento que o presidente do PSD e a sua direção nacional justamente tributam ao doutor Álvaro Amaro coloca-o num patamar onde nenhum cidadão do distrito da Guarda alguma vez logrou chegar no espetro político”.
“Tal facto, além de ser digno de nota, é a prova provada de que o doutor Álvaro Amaro é hoje uma personalidade política de relevo no panorama nacional, assumindo-se como um verdadeiro ‘primus inter pares’ dos autarcas portugueses”, considera.
O PSD/Guarda alude também ao trabalho feito por Álvaro Amaro desde outubro de 2013, quando foi eleito presidente da autarquia, referindo que o concelho “tem hoje uma imagem forte, dinâmica, viva e assume-se como um polo de atração na região a diversos níveis”.