Numa iniciativa conjunta do Município de Pinhel e do Agrupamento de Escolas, as Marchas Populares marcam, há uns anos a esta parte, o encerramento do ano letivo. “Mais do que isso, são uma iniciativa aberta à comunidade, que tem vindo a crescer e que reúne cada vez mais público” refere a autarquia.
Depois de terem sido realizadas durante alguns anos no recinto escolar, há dois anos atrás o Município de Pinhel entendeu por bem levar as Marchas para a rua, para o espaço público. Assim aconteceu e assim tem sido desde então, sendo que este ano a opção do espaço recaiu sobre o largo frente à Igreja de Santo António.
Irão participar nas Marchas Populares deste ano todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, assim como os alunos do Pré-Escolar (grupo dos 5 anos).
Os alunos saem da EB1 de Pinhel cerca das 20h30 e prosseguem, em cortejo, até à Igreja de Santo António onde vai ter lugar a apresentação das Marchas, a partir das 21h00.
Ao todo, irão participar cerca de 240 crianças, acompanhadas por professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação.
As Marchas Populares vão ter música ao vivo com a participação da Banda Filarmónica e da Academia de Música de Pinhel.