“O CineEco está suspenso durante o dia de hoje devido à situação dos incêndios, porque Seia está com as escolas fechadas, o ar é irrespirável, os pavilhões das escolas estão cheios de gente que foi retirada das suas casas e não estão reunidas as condições para a realização do festival”, justificou o diretor.
Segundo Mário Jorge Branquinho, em Seia, no distrito da Guarda, “também não há internet e as comunicações estão a ser feitas com muita dificuldade”.
Referiu que a direção do festival tomou a decisão de suspender a exibição de filmes no dia de hoje, também por uma questão de solidariedade para com as vítimas dos incêndios que desde domingo assolam a região e o país.
“De manhã à noite estavam agendadas exibições de filmes, curiosamente, sobre temáticas ambientais”, observou.
Ao fim da tarde de hoje será feito um ponto de situação e a organização do CineEco decidirá se o mesmo será retomado na terça-feira, indicou o seu diretor.
O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela começou no sábado em Seia e vai decorrer até ao próximo sábado, com 100 filmes em competição, oriundos de mais de 25 países.
O festival tem como temática “Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia”.
O CineEco, um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo, é organizado pelo município de Seia, na Serra da Estrela.