CDU candidata assistente técnica Delfina Bazaréu em Figueira de Castelo Rodrigo

A assistente técnica Delfina Bazaréu é a candidata da CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) à presidência da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo nas eleições do dia 01 de outubro, anunciou hoje aquela estrutura partidária.

A candidata, com 43 anos, natural de Vila Nova de Foz Côa, é assistente técnica na área da saúde, trabalhou como guia no Parque Arqueológico do Vale do Côa durante 19 anos e é membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista ‘Os Verdes’.

A CDU refere em nota hoje enviada à agência Lusa que candidata à liderança da Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo o médico pediatra reformado Amadeu Vinhas, de 80 anos, residente na Freguesia de Colmeal e Vilar Torpim, e militante do Partido Comunista Português.

Na nota, a estrutura partidária explica que se apresenta às eleições autárquicas “com um projeto de trabalho, honestidade e competência, profundamente ligado aos interesses dos trabalhadores e da população, das freguesias, do ambiente, do desenvolvimento do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo”.

“Mesmo sem eleitos da CDU nos órgãos autárquicos de Figueira de Castelo Rodrigo, o Partido Ecologista ‘Os Verdes’, que dá corpo à CDU, conjuntamente com o Partido Comunista Português, tem lutado desde a primeira hora (2013) para travar as minas de urânio a céu aberto em Retortillo (Salamanca), a escassos 30 quilómetros deste município”, é assinalado.

A nota acrescenta que “a entrada em funcionamento destas minas de urânio pode trazer graves riscos para o ambiente e para a saúde humana, quer pela propagação das partículas radioativas, quer pela contaminação das águas do rio Douro”.

A CDU sublinha ainda que com a candidatura autárquica ao município de Figueira de Castelo Rodrigo, localizado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha, afirma a sua diferença “na defesa intransigente das populações” com uma gestão que quer “transparente, rigorosa, eficaz, eficiente e sustentável”.

É ainda referido que os eleitos da CDU “marcam a diferença”, entre outros aspetos, pelo trabalho, propostas e iniciativas desenvolvidas, pela recusa de benefícios pessoais, pela defesa do poder local, da sua autonomia, dos meios e recursos financeiros, pela defesa dos serviços públicos e do acesso à educação, à saúde, à cultura, à proteção social, à habitação e à mobilidade.

No executivo do município de Figueira de Castelo Rodrigo, atualmente presidido pelo socialista Paulo Langrouva, o PS tem a maioria, com três elementos, e o PSD possui dois.


Conteúdo Recomendado