Câmara da Guarda atribui nome de Almeida Santos a uma avenida da cidade

A Câmara Municipal da Guarda vai atribuir no dia 25 de abril o nome de António de Almeida Santos, falecido no dia 18 de janeiro, a uma artéria da cidade, anunciou o seu presidente.

Segundo Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), a autarquia decidiu atribuir o nome de António de Almeida Santos, que foi presidente da Assembleia Municipal da Guarda entre 1977 e 1985, ao troço da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG) que liga a zona da ponte pedonal (na Guarda-Gare) ao Parque Industrial.

O descerramento da placa da avenida Dr. António de Almeida Santos será realizada pelas 11h45, anunciou esta segunda-feira Álvaro Amaro aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo onde apresentou o programa comemorativo do 25 de Abril.

Pelas 10h30 do mesmo dia, na sala Dr. António de Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho, a autarquia realiza a sessão solene comemorativa do 25 de Abril com a temática “Os 40 anos do Poder Local”.

Na mesma sessão, será feita a homenagem a título póstumo a António de Almeida Santos, disse Álvaro Amaro, referindo que será um momento comemorativo e evocativo dos 40 anos do Poder Local e da realização das primeiras eleições autárquicas.

Para além dos presidentes da câmara (Álvaro Amaro) e da Assembleia Municipal (Carvalho Rodrigues), serão oradores Vítor Cabeço, que foi o primeiro presidente daquela autarquia, eleito em 1976, e Antónia de Almeida Santos, atual deputada do PS na Assembleia da República e filha de Almeida Santos.

“Julgo que será uma sessão solene comemorativa marcante”, além de “uma justa homenagem” aos eleitos nas primeiras eleições autárquicas, referiu hoje Álvaro Amaro.

António de Almeida Santos, que, entre outros cargos, foi presidente honorário do PS, nasceu a 15 de fevereiro de 1926 em Cabeça, no concelho de Seia, distrito da Guarda.

A Câmara Municipal da Guarda, em 18 de junho de 2010, então presidida pelo socialista Joaquim Valente, também atribuiu o nome de Almeida Santos à Sala da Assembleia Municipal, por ter sido o primeiro presidente eleito após o 25 de Abril.


Conteúdo Recomendado