Câmara da Guarda promove Feira Farta para estimular a produção local

A Câmara Municipal da Guarda realiza no sábado e no domingo a primeira edição da Feira Farta, certame para dinamizar a economia e estimular a produção local.

O evento, no largo do Mercado Municipal da Guarda, integra exposição e venda de produtos produzidos nas 43 freguesias do concelho, além de gastronomia e animação.

“Durante dois dias, os visitantes vão conhecer o concelho da Guarda nas suas diversas vertentes, com destaque para os produtos agroalimentares da região como o mel, o pão, os frutos, os legumes e outros produtos da terra”, anuncia a organização.

O evento, considerado pela autarquia como “uma autêntica e variada montra dos produtos do concelho”, conta com a participação de 150 produtores que marcam presença com mais de 100 produtos.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, considera que o certame é um “estímulo à produção local, através do escoamento dos seus produtos”.

“Se tivermos garantido o escoamento [dos produtos dos pequenos produtores locais] nós aumentamos mais a produção”, disse o autarca na sessão de apresentação da iniciativa que é organizada pela primeira vez.

A execução da feira vai custar cerca de 80 mil euros, sendo que 85% do valor é financiado por fundos europeus através do Provere, QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional e programa Mais Centro, segundo os promotores.

A organização da Feira Farta refere que durante os dois dias do certame os visitantes “vão conhecer o concelho da Guarda nas suas diversas vertentes, mas sobretudo a riqueza dos seus produtos agroalimentares”.

O programa inclui muita animação musical, um concerto de José Cid (no domingo, às 21 horas) e a transmissão em direto do programa “Verão Total” da RTP 1 (no sábado, das 10 às 18 horas), entre outras atividades.

Estão também programadas recriações etnográficas relacionadas com o “Ciclo da Castanha” (pelo Grupo de Cantares de Aldeia do Bispo), os “Serões da aldeia” (Grupo de Cantares da Arrifana, o “Ciclo do pão” (Rancho Folclórico de Videmonte) e o “Baile Mandado” (Grupo de Cantares da Arrifana).

A gastronomia será assegurada por coletividades de seis bairros da cidade mais alta do país.

O recinto da Feira Farta vai funcionar entre as 10 e as 24 horas e os expositores podem ser visitados das 10 às 22 horas (no sábado) e das 11 às 22 horas (no domingo).


Conteúdo Recomendado