Duas centenas de concorrentes em concurso musical no Fundão

O Concurso Internacional Cidade do Fundão começa segunda-feira, dia 29, com 210 concorrentes num certame que além das provas tem programados três concertos.

São 210 os inscritos na 16.ª edição do Concurso Internacional Cidade do Fundão que começa segunda-feira, dia 29, com organização da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF). O certame junta concorrentes nas categorias de piano, guitarra, violino e canto, provenientes de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Ucrânia e França, entre outros países.

“Este ano não só aumentou o número de concorrentes como a área geográfica de cada um dos candidatos”, segundo João Correia, diretor da AMDF, acrescentando que “Portugal continua a ter a maior representatividade”. A diferença, ainda segundo o responsável, é a presença de “participantes internacionais de níveis mais elevados o que acrescenta maior notoriedade ao concurso”.

Estimular o gosto pela música erudita, trabalhar as diferentes formas musicais, divulgar a música de compositores portugueses são alguns dos propósitos do Concurso, que tem também em vista “incentivar novos talentos musicais e revelar jovens intérpretes e compositores”, de acordo com a organização.

As provas terão lugar até dia sexta-feira, dia 3 de julho, na Moagem, Casino Fundanense e auditórios da Santa Casa da Misericórdia do Fundão e Academia de Música. No sábado, dia 4, terá lugar na Moagem o concerto dos laureados.

Haverá ainda dois espetáculos que terão lugar na Moagem, um com o pianista Jorge Moyano (quarta-feira, dia 1 de julho, às 21h30) e, no dia seguinte, à mesma hora com a Orquestra de Guitarras do Algarve.


Conteúdo Recomendado