No âmbito da iniciativa “Escolas com jazz”, integrada no festival Seia Jazz & Blues, cerca de 300 alunos das escolas de Seia vão contactar com a música jazz.
Ao longo dos anos, o município de Seia, que organiza o evento, procura contemplar as várias escolas com a iniciativa, “rodando entre elas, num espírito de abertura e [de] estreita cooperação”, é referido.
Mónica Ferraz, ex-vocalista do grupo Mesa, subirá ao palco da Casa da Cultura de Seia no sábado, “para proporcionar ao público do festival um concerto diferente”, anunciam os promotores.
Na sexta-feira, será a vez de André Indiana Blues Band, considerado “um dos mais versáteis artistas da sua geração, firmando a sua carreira como cantor, compositor, guitarrista, multi-instrumentista e também produtor”, segundo a fonte.
No dia anterior, o palco será da Big Band da EPSE, uma presença já habitual no programa do Seia Jazz & Blues.
A Big Band da EPSE, orientada por Hélder Abreu, nasceu no âmbito da disciplina de “Projetos Coletivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão, com o objetivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação.
No âmbito do festival será ainda exibido, no domingo, o filme “Whisplash – Nos Limites”, de Damien Chazelle, “que conta a história de um jovem que sonha fazer carreira no mundo do jazz”.
O festival, considerado um dos eventos “âncora” do município de Seia, é este ano organizado “dentro de uma linha de forte contenção orçamental”, assinala a organização.