O grupo de trabalho teve a participação de peritos de prestigiadas instituições dos cinco continentes, tendo o docente do IPCB desempenhado também o papel de secretário.
Esta norma, “Ontologies for Robotics and Automation” (ORA) Standard (P1872) foi aprovada pela associação de normalização do IEEE (IEEE-SA), na sua reunião do passado dia 16 de fevereiro, e define uma ontologia que especifica os principais conceitos, relações e axiomas da robótica e automação. Tem como principal objetivo ser uma referência para a representação do conhecimento e raciocínio em robôs, bem como um vocabulário formal de referência para a transmissão de conhecimentos entre robôs e seres humanos.
Desde os finais de 2011, quando se iniciaram os trabalhos, que o grupo se reuniu mensalmente por videoconferência e sempre que possível presencialmente nas maiores conferências do IEEE, na área: ICRA e IROS. Durante o processo, foram realizadas várias sessões especiais e workshops em conferências de prestígio na área da automação e robótica, bem como algumas publicações em revistas de topo da área.