50 mil litros de óleos alimentares usados recolhidos na região

O projeto está no terreno desde 2010 e engloba uma rede de 130 pontos de entrega em 13 municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira.

Mais de 50 mil litros de óleos alimentares usados (OAU) foram recolhidos pelo sistema criado em 2010 pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), em parceria com a empresa Biosys – Serviços de Ambiente. A rede de “oleões” ascende a 130, instalados nos 13 municípios que integram o organismo.

Após a recolha seletiva de OAU é feito o encaminhamento para reciclagem e/ou reutilização. O óleo alimentar usado pode ser transformado em biocombustível, mas também em outros produtos, nomeadamente sabonetes, produtos de cosmética ou velas. Sem tratamento, este resíduo é prejudicial para o meio ambiente.

De acordo com a AMCB, o Sistema de Gestão e Recolha de Óleos Alimentares Usados é “muito positivo e com efeitos extraordinários”. José Manuel Custódia Biscaia, presidente da AMCB, explica que “além da recolha feita nos ‘oleões’ colocados na via pública, o serviço engloba também a realização de ações de sensibilização nas escolas sobre os efeitos devastadores da entrada do líquido nas linhas de água, onde um litro de óleos contamina um milhão de litros de água, o que provoca problemas de poluição das águas e solos quando lançados no meio ambiente.”

No âmbito deste projeto, a AMCB criou também um site onde os munícipes podem consultar a localização de cada ‘oleão’, informação relativa à data da sua instalação e respetiva morada, à quantidade de OAU recolhidos por oleão e por município, bem como enviar notificações para os serviços do organismo multimunicipal de concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda.

Integram a Associação de Municípios da Cova da Beira Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado