É da Guarda que saem fios e cabos para carros Bugatti

http://www.voanews.com/content/political-deadlock-in-tunisia-fuels-economic-frustration/1604920.html

É na cidade mais alta do país que se encontra a fábrica que fornece os fios e cabos à Bugatti, refere o Jornal de Negócios.

A Coficab serve ainda outras marcas e tornou-se na maior empresa Guarda, não só em negócio de exportação mas também em trabalhadores – tem 420 funcionários.

A Coficab, com sede à entrada do Parque Natural da Serra da Estrela, é a maior empresa da Guarda, conta o Jornal de Negócios. É de lá que saem todos os fios e cabos de automóveis dos carros de luxo Bugatti, por exemplo, mas serve ainda outras marcas, como Volkswagen, Peugeot/Citroën e BMW.

A empresa de fios e cabos que ligam os vários componentes dos automóveis nasceu em 1993 de uma parceria entre a americana Delphi e o grupo da Tunísia Elloumi mas em 2000, quando a Delphi saiu de Portugal, acabou por ficar sob a alçada do grupo tunisino.

Esta mudança na liderança trouxe uma mudança de estratégia em várias frentes, segundo afirmou o seu diretor de operações à mesma publicação. João Cardoso falou numa diversificação de clientes, num acompanhamento da deslocalização dos clientes e numa diversificação do produto.

Com estas mudanças, a unidade da Guarda passou a ser a unidade piloto para novos produtos e novos processos, que acompanhem as necessidades dos clientes à medida que se aumenta o negócio.

Neste momento, a empresa tem fábricas em Marrocos, Roménia, Tunísia, México e China e exporta para outros mercados, chegando a 50 países.

Em termos de lucro, a Coficab, que emprega na Guarda 420 trabalhadores, ainda não fechou as contas de 2014 mas os números apontam para receitas na ordem dos 180 milhões de euros, em linha com 2013, o melhor ano de sempre em termos de resultados. Deste valor, cerca de 95% das receitas vêm da exportação.


Conteúdo Recomendado