O cenário pode parecer futurista. Contudo, pode estar mais perto do que imagina. Uma equipa de cientistas da Nokia e da Queen Mary University de Londres conseguiram carregar com sucesso um telemóvel através de nanofios de óxido de zinco que convertem as vibrações provocadas pela propagação sonora em eletricidade – o chamado efeito piezoelétrico.
Esta tecnologia permite assim recolher a energia do som e carregar telemóveis. Os cientistas pulverizaram um revestimento de óxido de zinco líquido sobre uma folha de plástico e utilizaram uma mistura de produtos químicos e calor para criar uma matriz de nanoquímicos, refere o Inhabitat. A folha resultante foi depois colocada entre duas folhas de contacto eléctrico, feitas a partir de folha de alumínio, onde responderam à vibração e ao movimento dos sons urbanos.
O protótipo utilizado tem o tamanho de um smartphone normal e é capaz de gerar até cinco volts com o barulho diário. Esta quantidade de energia é mais que suficiente para carregar um smartphone.