Data de 1972 o primeiro esboço para um novo hospital na Guarda, que foi concebido pelo médico Martins Queiroz. Mas os planos foram gorados. Em 1997, cerca de vinte anos depois de desativado o Sanatório e depois de construído um novo pavilhão, começa-se a falar novamente na remodelação do hospital, com a elaboração do chamado Plano Diretor. Em 2001, o então ministro Correia de Campos veio à Guarda garantir que as obras eram para avançar, o que deixa Maria do Carmo Borges, na altura presidente do município em substituição de Abílio Curto, suficientemente satisfeita para se candidatar à Câmara da Guarda. Contudo, as obras propostas no documento nunca chegariam a avançar. Entretanto, muda o governo e muda-se a vontade em relação ao Hospital da Guarda. O governo do PSD anuncia que vai construir um hospital de raiz, mas logo se instala a polémica em torno da possível localização.
Em 2005, muda novamente o governo e o PS decide retomar o projeto de remodelação e ampliação. Quatro anos depois, o então primeiro-ministro José Sócrates procedeu ao lançamento da primeira pedra do novo edifício e anunciou a requalificação das antigas instalações. Só que esta segunda fase, tal como estava prevista, foi posta em causa, em dezembro último, pelo Ministro da Saúde Paulo Macedo.
A segunda fase incluía a requalificação dos antigos pavilhões do ex-sanatório que deveriam ser transformados em duas unidades de investigação, conforme foi apresentado o projeto em maio de 2009. O novo pavilhão, de quatro pisos, vai acolher serviços como as Consultas Externas, a Imagiologia, a Urgência, Exames Especiais, Esterilização, o Bloco Operatório, o Internamento, a Unidade de Cuidados Intensivos, o Laboratório, Farmácia e Medicina Legal.
Nos dois edifícios existentes, o chamado “comboio” e o pavilhão onde funcionam atualmente as Urgências estão destinados aos serviços de Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Ginecologia, Medicina Interna, Medicina Física e de Reabilitação, Obstetrícia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Urgências Pediátrica e Obstétrica.
No dia em que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda comemorou o 107º aniversário do Sanatório Sousa Martins, no passado dia 19 de maio, o presidente do Conselho de Administração, Vasco Lino, lamentou que tivesse sido feito apenas «meio hospital» quando foi gasto «tanto dinheiro» na construção do novo pavilhão.
Ministro da Saúde inaugura novo pavilhão do Hospital da Guarda
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura hoje às 16h30 o novo pavilhão do Hospital Sousa Martins, da Unidade Local de Saúde da Guarda.