Número de insolvências aumenta 8,1% até maio

O número de insolvências de empresas em Portugal continua a subir, e nos primeiros cinco meses do ano o valor total registado no Ministério da Justiça aumentou 8,1% face a igual período do ano passado.

Até maio deste ano foram registadas 3.797 insolvências de empresas em Portugal, de acordo com os mais recentes dados da IGNIOS, empresa especialista em soluções integradas de gestão de risco para o setor empresarial.

Segundo a analise da IGNIOS, apenas o mês de abril apresentou menor número de insolvências face ao mesmo mês do ano anterior, “com todos restantes meses entre janeiro a maio a apresentarem crescimentos em termos homólogos”.

A empresa destaca ainda que as “insolvências cujo processo se encontra já concluído” aumentaram o peso no número total de empresas insolventes, representando 39,7% das insolvências no acumulado de janeiro a maio deste ano, o que compara com o peso de 32,8% registado no total de 2013.

Por outro lado, as insolvências apresentadas pelas próprias empresas reduziram o peso de 34,9% para 28,9% considerando o mesmo período, enquanto que os restantes tipos de ações ( Declarada Insolvência – Requerida e Plano de Insolvência) mantiveram o seu peso no total, nomeadamente em torno dos 29% e dos 2%, respetivamente.

Nos primeiros cinco meses de 2014, à semelhança do que aconteceu em igual período do ano passado, os sectores mais afetados por insolvências foram os da Construção e Obras Públicas (18,6%), Outros Serviços (17,9%), Comércio a Retalho (16,5%), Comércio a Grosso (12,0%) e Restauração (7,2%).


Conteúdo Recomendado