Ministro da Saúde inaugura novo pavilhão do Hospital da Guarda

http://www.aripa.pt/?id_page=2

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugura hoje às 16h30 o novo pavilhão do Hospital Sousa Martins, da Unidade Local de Saúde da Guarda.

Data de 1972 o primeiro esboço para um novo hospital na Guarda, que foi concebido pelo médico Martins Queiroz. Mas os planos foram gorados. Em 1997, cerca de vinte anos depois de desativado o Sanatório e depois de construído um novo pavilhão, começa-se a falar novamente na remodelação do hospital, com a elaboração do chamado Plano Diretor. Em 2001, o então ministro Correia de Campos veio à Guarda garantir que as obras eram para avançar, o que deixa Maria do Carmo Borges, na altura presidente do município em substituição de Abílio Curto, suficientemente satisfeita para se candidatar à Câmara da Guarda. Contudo, as obras propostas no documento nunca chegariam a avançar. Entretanto, muda o governo e muda-se a vontade em relação ao Hospital da Guarda. O governo do PSD anuncia que vai construir um hospital de raiz, mas logo se instala a polémica em torno da possível localização.
Em 2005, muda novamente o governo e o PS decide retomar o projeto de remodelação e ampliação. Quatro anos depois, o então primeiro-ministro José Sócrates procedeu ao lançamento da primeira pedra do novo edifício e anunciou a requalificação das antigas instalações. Só que esta segunda fase, tal como estava prevista, foi posta em causa, em dezembro último, pelo Ministro da Saúde Paulo Macedo.
A segunda fase incluía a requalificação dos antigos pavilhões do ex-sanatório que deveriam ser transformados em duas unidades de investigação, conforme foi apresentado o projeto em maio de 2009. O novo pavilhão, de quatro pisos, vai acolher serviços como as Consultas Externas, a Imagiologia, a Urgência, Exames Especiais, Esterilização, o Bloco Operatório, o Internamento, a Unidade de Cuidados Intensivos, o Laboratório, Farmácia e Medicina Legal.
Nos dois edifícios existentes, o chamado “comboio” e o pavilhão onde funcionam atualmente as Urgências estão destinados aos serviços de Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Ginecologia, Medicina Interna, Medicina Física e de Reabilitação, Obstetrícia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Urgências Pediátrica e Obstétrica.
No dia em que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda comemorou o 107º aniversário do Sanatório Sousa Martins, no passado dia 19 de maio, o presidente do Conselho de Administração, Vasco Lino, lamentou que tivesse sido feito apenas «meio hospital» quando foi gasto «tanto dinheiro» na construção do novo pavilhão.


Conteúdo Recomendado