PAN apela à autarquia da Guarda para que revogue decisão de abate de árvores

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xlf1/t31.0-8/12747362_1231162090231946_2532357719285498318_o.jpg

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza apelou hoje à Câmara Municipal da Guarda que revogue a decisão de abater árvores na Avenida Cidade de Salamanca, naquela cidade, que está a ser contestada pela Quercus e por habitantes.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o PAN refere que “aplaude a aceitação da providência cautelar interposta pela Quercus com vista à cessação imediata do abate de dezenas de cedros na Avenida Cidade de Salamanca” e assegura que “continuará a encetar esforços para que a referida cessação se torne definitiva”.

“Tendo manifestado a sua oposição e apelado ao executivo municipal (…) para que não desse início ao abate de cedros, o PAN Guarda tem estado, desde a primeira hora, a articular sinergias com a Quercus e o grupo alargado de cidadãos que tem manifestado o seu descontentamento perante este duro golpe no património natural da cidade”, é referido.

O partido lembra que “vários cedros já foram abatidos e é agora impossível devolvê-los aos cidadãos da Guarda, a quem verdadeiramente pertenciam”.

Assinala que “compete a uma autarquia a importante tarefa de zelar pela preservação do seu património natural”, pelo que reforça o apelo ao atual executivo para a revogação da decisão “que acarreta consequências desastrosas e irreversíveis ao património natural da cidade”.

No comunicado lembra que na quarta-feira foi lançada a petição pela “Cessão imediata do abate de árvores na Guarda”, que reuniu “centenas de assinaturas em pouco mais de 24 horas”, o que demonstra o “descontentamento geral da população da cidade”.

O município da Guarda justifica o abate das árvores com um estudo elaborado por um gabinete paisagista, mas o PAN discorda da decisão e sublinha que a intervenção “desastrosa e desnecessária” terá “custos significativos para os cofres da autarquia”.

O vereador responsável pelo pelouro do urbanismo assegurou na quarta-feira, em conferência de imprensa, que o plano de rearborização que implica o corte de árvores “vai ser levado até ao fim”.

“O plano que está definido, consubstanciado nos estudos que foram feitos, vai ser levado até ao fim, naturalmente”, assegurou Sérgio Costa.

A autarquia da Guarda está a proceder a trabalhos de rearborização da cidade que preveem a plantação de mais de 2.000 árvores em vários locais, até ao final de março de 2017, explicou o autarca.

Disse que os trabalhos são feitos no âmbito de um estudo de urbanismo encomendado a um gabinete paisagista de Lisboa, o qual concluiu ser necessário, concretamente para a Avenida Cidade de Salamanca, “alguns abates e a plantação de outras espécies em maior quantidade”.

As conclusões apresentadas “ditaram que, por razões fitopatológicas e urbanísticas, seria necessário proceder à substituição de várias árvores naquela artéria da cidade”, disse.


Conteúdo Recomendado