11º Festival Y decorre na Covilhã

http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/media/201409301042-teatro_do_vestido.jpg

A 11.ª edição do Festival Y, organizado pela Quarta Parede, de 8 a 25 de outubro, olha para os 40 anos do 25 de Abril.

A revolução dos cravos vai estar em destaque em, pelo menos, dois espetáculos do festival que este ano, pela primeira vez, se realiza exclusivamente na Covilhã, no palco do Teatro das Beiras.

Segundo Rui Sena, o Festival Y tem cumprido os objetivos com que a Quarta Parede iniciou, há 11 anos, este projeto “pensamos que continuamos a fazer aquilo que para nós é o mais importante: demonstrar que a arte contemporânea tem uma validade acrescida, demonstrar também que a pluridisciplinaridade, em sempre apostámos, faz todo o sentido na região. Se calhar, o festival Y terá sido, ao longo destes anos, o projeto que mais criadores trouxe à Beira Interior”, sublinha o dirigente da Quarta Parede.

Este ano, numa experiência piloto, a Quarta Parede decidiu não cobrar entrada nos espetáculos do Festival. Será o próprio espectador a dar o valor que pode e quer “é um ano experimental, no final iremos tirar conclusões, nós só podemos trazer espetáculos se tivermos espectadores”.

Jorge Torrão, o vereador com o pelouro da cultura na câmara da Covilhã deixou a promessa de um apoio ao festival mas não quantificou o apoio. Com um orçamento de 60 mil euros, pela primeira vez, o festival será realizado apenas na Covilhã, já que por motivos de agenda quer em Castelo Branco, quer no Fundão, não foi possível criar as habituais extensões.

O primeiro espectáculo dedicado ao 25 de Abril é precisamente o espetáculo de abertura, a 8 outubro, com a companhia Teatro do Vestido que, na sua estreia em palcos da região, vai apresentar a peça fragmentos de “Um museu vivo de memórias pequenas e esquecidas”, um projeto performativo que parte de uma pesquisa sobre algumas das memórias da história recente de Portugal, numa perspetiva histórica, política e afetiva, e com base em testemunhos de pessoas comuns.


Conteúdo Recomendado