Tour Eléctrico Moveletur promove Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais de Portugal e Espanha

Nos próximos dias 14, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de Setembro, decorre nestas regiões transfronteiriças, em 6 Etapas, um tour em veículos elétricos que visa promover a mobilidade sustentada.

Segundo a organização, o projeto MOVELETUR: “Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais” visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos ‘verdes’ que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas.

Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13€, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva destes veículos.

 As 7 Áreas Naturais Protegidas envolvidas no Moveletur são o Parque Nacional Peneda-Gerês – Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata em Portugal, e o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, abrangendo um total de mais de 400 mil hectares.

Nos próximos dias 14, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de setembro, decorre nestas regiões transfronteiriças, em 6 Etapas, um tour em veículos elétricos que visa promover a mobilidade sustentada nestes parques naturais, de ambos os lados da fronteira.

A organização complementa o programa com ações de sensibilização para a promoção da mobilidade elétrica, com a realização de workshops, palestras e experiências de condução de veículos elétricos (automóveis e bicicletas), ações que são conjugadas com iniciativas de promoção do turismo sustentado e de valorização do património histórico-cultural nas regiões integrantes. Esta ação em concreto tem um orçamento total de 30.600€.

 

Programa

Apresentação e Início do Tour: 14 de setembro – Parque Regional Sierra de Gredos (ESP)

 1ª Etapa: 15 de setembro – Parque Regional Sierra de Gredos (ESP) – Parque Natural Batuecas (ESP)

 2ª Etapa: 16 de setembro – Parque Natural Batuecas (ESP) – Reserva Natural Serra da Malcata (PT)

 3ª Etapa: 22 de setembro – Reserva Natural Serra da Malcata (PT) – Parque Natural Arribes Del Duero  (ESP)

4ª Etapa: 23 de setembro – Parque Natural Arribes Del Duero (ESP) – Parque Natural Montesinho (PT)

5ª Etapa: 29 de setembro – Parque Natural Montesinho (PT) – Parque Natural Lago Sanabria (ESP)

6ª Etapa: 30 de setembro – Parque Natural Lago Sanabria (ESP) – Parque Natural Peneda Gerês (PT)




Conteúdo Recomendado