XII Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira arranca hoje em Trancoso

Cerca de 40 mil visitantes são esperados no certame, organizado pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, em parceria com o Município de Trancoso, que vai decorrer nos dois próximos fins de semana.

A 12ª edição Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira , que vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Trancoso, começa hoje e decorre até domingo, reabrindo as portas nos dias 7 e 8 de março.

A edição deste ano conta com a participação de 80 expositores de enchidos e fumados, queijos, vinhos, mel, licores, pão, bolos, doçaria e artesanato, entre outros, que apresentam produtos do Nordeste da Beira, “desde a Serra da Estrela ao vale do Douro”, segundo os promotores.

O certame anual é organizado para promover as empresas e os produtos alimentares endógenos daquela região e proporcionar aos visitantes uma oferta diversificada de produtos de qualidade.

O programa oficial do certame inclui animação musical e folclore por grupos locais e a realização de um colóquio, no sábado, pelas 15 horas, sobre “Explorações agropecuárias e pequenas unidades de produção agroindustriais”.

Segundo os organizadores, durante o colóquio será celebrado um acordo de cooperação entre a AENEBEIRA e a Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda para qualificação dos enchidos produzidos na região.

Durante os dois fins de semana da feira também será realizado o 8.º festival gastronómico “Trancoso – Gastronomia com Tradição” em dez restaurantes aderentes.


Conteúdo Recomendado