WOOL - Festival de Arte Urbana regressa amanhã à Covilhã

Tiago Hesp Pt Lã De Rocha 1

A partir desta quinta-feira, dia 6 de junho e até ao próximo dia 16, a arte volta a invadir a cidade neve e a Covilhã e a Arte Urbana voltam a ser uma só.

A 11.ª edição do mais antigo festival de arte urbana em Portugal, conta com uma programação multidisciplinar, de intensa criação e ocupação do espaço público, ambicionando continuar a assumir-se como exemplo de transformação do território e da comunidade através da arte.

O aumento da escala desta edição, que apresenta mais de 40 atividades, começa a sentir-se, desde logo, no maior investimento na intervenção artística em espaço público. Ao invés dos habituais 4 artistas, o WOOL 2024 traz até às ruas da Covilhã 6 artistas, que reforçarão em número e qualidade o Roteiro de Arte WOOL. Millo (Itália) e SpY (Espanha), apresentam-se como os “cabeças de cartaz” de um grupo que incluirá outros artistas de grande relevo, como Isaac Cordal (Espanha), Mura (Brasil), MOTS (Polónia/Portugal) e Daniela Guerreiro (Portugal).

Nesta edição do WOOL há também uma expansão do espaço musical com uma programação que conta com duas residências artísticas, dois concertos na Rua WOOL, três mini-concertos, uma jam session e um DJ set. As residências artísticas são encabeçadas por artistas de renome na música emergente e independente em Portugal. Ana Lua Caiano junta-se às Adufeiras da Casa do Povo do Paul e Silly junta-se a Fred, para responderem ao desafio de trabalhar neste e sobre este território (também sonoro) durante os dez dias de festival, ambicionando reforçar a sua identidade sonora e imaterial.

Uma das grandes novidades do WOOL 2024 é o foco no pensamento e onde se destacam as WOOL TALKS – Conferência Internacional de Arte Urbana, um conjunto de conversas que contaram com a participação de alguns dos mais respeitados investigadores, festivais e agentes deste setor.

A conferência decorrerá no dia 14 de junho, no Auditório da CIEC – Centro de Inovação Empresarial da Covilhã, a partir das 09h30, com um total de 4 talks.

O encerramento das WOOL Talks será feito pela poeta Alice Neto de Sousa, autora do poema “Março” escolhido para inaugurar as comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril, e do poema “Poeta”, que em 2022 conquistou as redes sociais e tem voado pelo mundo e que terá a singular missão de resumir tudo o que serão as WOOL TALKS num singular formato e local, o Miradouro das Portas do Sol.

Também uma das grandes novidades desta edição 2024 é a RUA WOOL. O Centro Histórico da Covilhã será encerrado (mais concretamente o Largo do Sr. da Paciência, a Rua Alexandre Herculano e o Largo Sr.ª do Rosário) e serão promovidas muitas atividades, dos mais variados formatos e disciplinas artísticas, onde também haverá comes e bebes.

A programação WOOL conta com muitas outras atividades, de workshops a visitas guiadas, ações de capacitação a exposições, visionamentos de filmes documentais, circo contemporâneo entre muitas outras.

O programa completo pode ser acedido AQUI.


Conteúdo Recomendado