Evento Terminado em 2023-02-26 17:00:00

Voluntários da Serra da Estrela participam em ações de controlo de espécies invasoras no Gerês

Início: 2023-02-25 08:00:00
Fim: 2023-02-26 17:00:00
Local do Evento: Serra do Gerês
Entidade Promotora: Iniciativa à Escuta

Ao longo de 18 meses, o projeto organiza ações nos concelhos de Seia e Gouveia, na Serra da Estrela, na zona fronteiriça da Serra do Gerês e em territórios galegos.

Cerca de 60 voluntários da Galiza e de Portugal vão desenvolver no sábado e no domingo, 25 e 26 de fevereiro, ações de controlo de espécies invasoras na Serra do Gerês, foi hoje anunciado.


Em comunicado, a plataforma “iniciativa à escuta”, parceiro português do projeto Erasmus + “Vemo-nos no Monte”, refere que “voluntários da Galiza e de Portugal encontram-se, este fim de semana, na Serra do Gerês para ações de controlo de invasoras”.


“No último fim de semana do mês de fevereiro, o projeto transfronteiriço ‘Vemo-nos no Monte’ organiza duas ações de voluntariado na Serra do Gerês, fomentando o intercâmbio entre os lados português e galego da fronteira. As ações terão lugar em Campo do Gerês e Rio Caldo e irão contar com a participação de 60 voluntários da Galiza, da Serra da Estrela e da Serra do Gerês”, lê-se no comunicado.


A nota explica que a “Vemo-nos no Monte” é uma iniciativa de voluntariado e formação ambiental transfronteiriça, “que pretende alertar para o problema das plantas exóticas invasoras nos territórios da Serra da Estrela, da zona fronteiriça e da Galiza e [pretende] fomentar uma rede de brigadas cívicas com ações concretas no território”.


“Ao longo de 18 meses, o projeto organiza ações nos concelhos de Seia e Gouveia, na Serra da Estrela, na zona fronteiriça da Serra do Gerês e em territórios galegos”, refere o comunicado.


A iniciativa parte, segundo a plataforma, “da experiência das Brigadas Deseucaliptizadoras que foram iniciadas em 2018 pela associação galega Verdegaia, e rapidamente se tornaram uma rede cívica de intervenção em territórios sob risco elevado de incêndios florestais”.


A saída de campo à Serra do Gerês vai contar com duas ações.


“A primeira realiza-se no sábado, em Campo do Gerês, em parceria com o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês. No foco desta ação estará a aplicação de diferentes métodos de controlo de mimosa (Acácia dealbata)”, refere a nota.


A tarde “será dedicada à formação e troca de experiências no âmbito de um seminário sobre boas práticas de controlo de invasoras em terrenos comunitários que contará com a participação da investigadora Elizabete Marchante do projeto Invasoras.pt do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra”.


A intervenção de domingo “terá lugar do lado galego da raia, concentrando-se no controlo de eucalipto, numa ação em parceria com a comunidade de montes de Rio Caldo”, acrescenta a plataforma.


“O intercâmbio de brigadas cívicas em jornadas teórico-práticas de combate às invasoras terá continuidade em finais de abril, com a segunda viagem de voluntários para a Serra da Estrela, com duas ações no concelho de Gouveia, bem como um encontro de associações e movimentos cívicos sobre controlo de invasoras”, lê-se ainda o comunicado.


A Serra do Gerês ocupa grande parte do concelho de Terras do Bouro, distrito de Braga, e prolonga-se para lá da fronteira, representando a segunda maior elevação em Portugal continental.


Conteúdo Recomendado