Vinhos do Dão, Porto e Alentejo vencem concurso nacional

Organizado pelo segundo ano consecutivo pela ViniPortugal, o concurso envolveu 1.070 vinhos de todas as regiões vitivinícolas de Portugal.

Os vinhos Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva, do Dão, Rozés Porto Tawny 40 anos e Terras d’ Alter Reserva, do Alentejo, venceram o Concurso Vinhos de Portugal 2014 nas suas categorias.

O primeiro, assinado pelo enólogo alemão Peter Eckert, impôs-se na categoria varietal, ao passo que o Rozés ganhou na categoria destinada aos vinhos fortificados e o Terras D’ Alter na de vinhos de lote, ou seja, para os que são feitos com mais do que uma casta.

Organizado pelo segundo ano consecutivo pela ViniPortugal, o concurso envolveu 1.070 vinhos de todas as regiões vitivinícolas de Portugal e “cerca de 80 atingiram pontuação para ter medalha”, disse à agência Lusa o presidente daquela associação interprofissional, Jorge Monteiro. “Mas só há medalhas para 25%” dos vinhos concorrentes, referiu.

Jorge Monteiro explicou que “a qualidade média foi muito elevada” nesta edição, sendo este o motivo por que não serão entregues medalhas de bronze.

“Esgotamos as de prata”, afirmou, observando que “os vinhos em prova surpreenderam tanto os especialistas nacionais como internacionais pela qualidade, diversidade e a consistência.”.

O responsável salientou ainda que “a taxa de vinhos com defeito está abaixo dos 3%”, o que, em sua, “é extremamente bom”. “Estamos no bom caminho”, completou.

Os prémios foram entregues esta noite, numa cerimónia efetuada no Palácio da Bolsa, no Porto. Foram distinguidos 280 vinhos, dos quais 45 com a medalha grande ouro e 22 com a de ouro.

“O Douro é a região que mais medalhas alcançou, seguida do Alentejo, mas o Dão e a Bairrada atingiram resultados muitíssimo interessantes”, notou Jorge Monteiro.

O responsável destacou ainda que “a touriga nacional foi a casta que maior pontuação alcançou entre as dez que a ViniPortugal está a promover” a favor dos vinhos nacionais.

Os vinhos durienses conquistaram 67 medalhas, enquanto os do Alentejo conseguiram 59. As regiões do Dão e da Bairrada estiveram “muito bem, pois cada uma delas obteve três medalhas grande ouro”.

Os vinhos premiados foram eleitos por mais de 100 jurados, entre eles “25 especialistas internacionais”.


Conteúdo Recomendado