"Centenas de escolas" vão fechar no interior, denuncia PS

O Ministério da Educação não confirma, mas o PS fala em “centenas de escolas” que podem encerrar já no próximo ano letivo. “Está em causa o futuro do interior do país.”

Mais de 400 escolas do 1º ciclo e do pré-escolar com menos de 21 alunos podem fechar já no ano lectivo, denunciou esta sexta-feira o Partido Socialista (PS).

“Estamos preocupados com o processo que está, neste momento, em curso porque estamos a falar de um eventual encerramento de centenas de escolas que estão, quase exclusivamente, localizadas no interior do país”, refere José Bravo Nico, coordenador para a área da educação do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP), do PS.

O Ministério da Educação não confirma, mas os socialistas dizem ter “a informação que vai saindo nos meios de comunicação social” e indicações das estruturas locais do PS que dão conta da “possível desativação” de escolas primárias.
“Quando somamos todas essas informações leva-nos a um número considerável de centenas de escolas que estão sinalizadas, provavelmente, para poderem ser desativadas”, conclui.

Para Bravo Nico, antes de decidir fechar uma escola, há critérios que devem ser tidos em conta como a qualidade da educação das crianças e a participação de todos “os interessados no processo como autarcas, pais e encarregados de educação”.

“Se for necessário alterar a localização dessas crianças para que elas acedem a uma melhor educação então que se muda”, diz. “Agora, se for para mudar para pior, não podemos aceitar isso.”


Conteúdo Recomendado