Vinci mais do que duplica negócio aeroportuário com a compra da ANA

É hoje finalmente assinado o acordo para a venda da ANA – Aeroportos de Portugal, às 15h30 no Salão Nobre do Ministério das Finanças. O Governo formaliza hoje o acordo para a venda da ANA – Aeroportos de Portugal ao grupo francês Vinci, que com esta aquisição mais do que duplica o negócio de gestão […]

É hoje finalmente assinado o acordo para a venda da ANA – Aeroportos de Portugal, às 15h30 no Salão Nobre do Ministério das Finanças.
O Governo formaliza hoje o acordo para a venda da ANA – Aeroportos de Portugal ao grupo francês Vinci, que com esta aquisição mais do que duplica o negócio de gestão aeroportuária, com um investimento de 3.080 milhões de euros, diz a Lusa. O grupo francês, cujo maior acionista é um fundo do Qatar, gere actualmente 12 aeroportos – nove em França e três no Camboja – que movimentam 8,5 milhões de passageiros por ano, e passará a ter a seu cargo 22 aeroportos. Só o aeroporto de Lisboa fechou 2012 com 15 milhões de passageiros. O presidente executivo da Vinci Concessions, Louis-Roch Burgard, que hoje vai representar o grupo francês na assinatura do acordo, admitiu, quando ainda estava na corrida à empresa, que o objectivo era fazer da ANA «bandeira em termos de desenvolvimento aeroportuário». «Queremos que [a ANA] seja a base de todos os desenvolvimentos futuros neste setor», disse o responsável, em conferência de imprensa, em novembro, no dia em que começou a segunda fase do processo de venda da ANA. Para a assinatura do acordo, que se realiza hoje no salão nobre do Ministério das Finanças, às 15h30, o Governo vai estar representado pelo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas e o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira. Da Vinci vão estar o presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, e o presidente executivo da Vinci Concessions, Louis-Roch Burgard. A formalização do acordo para a venda da ANA – o primeiro passo para a alienação da concessionária aeroportuária -, equivalente à promessa de compra e venda, será acompanhada pelo pagamento de uma prestação inicial de 100 milhões de euros. O Governo anunciou a 27 de dezembro a decisão de vender 95% do capital da ANA (os restantes 5% são para os trabalhadores) à Vinci e concedeu um prazo máximo de nove meses para a empresa francesa pagar a totalidade dos 3.080 milhões de euros. O grupo francês Vinci, vencedor da privatização da ANA, fechou 2012 com um lucro de 1.917 milhões de euros, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior, superando as expectativas dos analistas. A Vinci já está presente em Portugal, através de uma participação accionista de 37% na Lusoponte, a concessionária das pontes Vasco da Gama e Ponte 25 de Abril até 2030, enquanto a Vinci Construction fez parte do consórcio que construiu a Ponte Vasco da Gama.

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