Viagens gratuitas em Belmonte durante um mês

A Câmara Municipal de Belmonte inaugurou ontem, dia 21 de agosto, o BelmonteSIM, um projeto pioneiro na área da mobilidade no Município de Belmonte, que permite oferecer uma alternativa económica de transporte às localidades afastadas da sede do Município.

A rede BelmonteSIM resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal ao operador Transdev que, em conjunto com aquela autarquia, desenvolveu uma solução integrada de mobilidade.

“Esta solução constitui uma enorme vantagem para a população de Belmonte, que a partir de agora terá à sua disposição uma rede de transportes adaptada às suas necessidades e que, de forma sustentável, permite uma ligação fácil e económica aos principais polos geradores da cidade de Belmonte”, destaca João Paulo Araújo, administrador da Transdev.

O serviço BelmonteSIM é composto por quatro linhas, uma por cada dia da semana, destinada a servir as localidades mais afastadas da cidade. Estas quatro linhas são ainda complementadas com uma solução de transporte a pedido e uma rede urbana que efetua ligações entre os principais pontos da cidade. Esta rede funciona de terça a sexta feira, assim como nos dias de feira em Belmonte.

Cada viagem terá o preço de 50 cêntimos na rede regular e 20 cêntimos na rede urbana, sendo que até ao dia 22 de Setembro o serviço será disponibilizado de forma gratuita.

“Os projetos SIM são a resposta da Transdev às necessidades das populações com deficit de oferta de transporte público, de densidade demográfica dispersa ou de baixo rendimento social. Desde a análise e estruturação da rede até à imagem e comunicação, fazemos um plano à medida das necessidades de cada autarquia, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável”, reforça Pierre Jaffard, CEO da Transdev.

Refira-se que este é já o décimo projeto SIM implementado pela Transdev em Portugal, estando a empresa em fase de negociações com vista à contratualização desta solução em mais 8 municípios.

No último ano, os 9 projetos SIM já implementados pela Transdev, nos municípios de Sever do Vouga, Marco de Canaveses, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Lousã, Ílhavo, Pinhel, Trancoso e Gois, movimentaram uma média de 10.700 passageiros por mês.


Conteúdo Recomendado