Vendidos primeiros terrenos agrícolas do distrito da Guarda na Bolsa

Foram vendidos os dois primeiros prédios rústicos disponibilizados na Bolsa Nacional de Terras (BNT) do distrito da Guarda, anunciou a CELFLOR- Associação de Produtores Florestias.

Segundo a entidade gestora, os terrenos agrícolas em causa, situados na freguesia de Vila Boa do Mondego (Celorico da Beira), foram vendidos «em menos de dois meses».

Os prédios denominados Lapa dos Lobos e Fonte dos Moiros foram introduzidos na bolsa pela CELFLOR a pedido de um propriétario privado no final de fevereiro e forma vendidos a 24 de abril também a uma entidade privada. A BNT foi criada pela Lei nº62/2012, é gerida pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural em colaboração com entidades locais, designadas GEOP, e tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da  disponibilização para venda, arrendamento outras cedências de prédios rústicos, privados, do Estado ou baldios. A Bolsa de Terras pode ser consultada em http://www.bolsanacionaldeterras.pt/. Para Marisa Martins, técnica da CELFLOR, esta opção pode ser «um excelente meio para quem (público ou privado) pretenda vender/ceder e/ou comprar/arrendar terras agrícolas em qualquer parte do país, pois é uma ferramenta de muito fácil acesso e consulta. Notamos, contudo, que, apesar de estar em funcionamento há cerca de um ano, ainda é muito desconhecida da maioria das pessoas.


Conteúdo Recomendado