Vendas de carros amigos do ambiente crescem acima dos 50% este ano

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O mercado nacional de veículos elétricos e híbridos tem registado um crescimento assinalável, embora vindo de uma base de partida baixa.

Os benefícios fiscais, consagrados no Orçamento do Estado para 2015, para incentivar as empresas a renovarem as frotas, bem como a oferta de novos modelos de veículos “amigos do ambiente”, está a dar frutos positivos nas vendas deste tipo de automóvel em Portugal.

De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (Acap), foram vendidos 108 veículos elétricos, no primeiro trimestre de 2015, o que corresponde a um aumento de 111,8% face ao ano anterior. Nos híbridos, já foram matriculados 733 veículos híbridos a diesel (84,6%) e 344 unidades a gasolina (67%). No segmento de híbridos ‘plug-in’ (automóvel híbrido cuja bateria utilizada para alimentar o motor elétrico pode ser carregada diretamente por meio de uma tomada) foram vendidas 42 viaturas. No total, entre janeiro e março já foram vendidas 1.232 unidades deste tipo de veículos “verdes”.

“O mercado nacional de veículos elétricos e híbridos tem vindo a registar um crescimento assinalável. Este crescimento encontra-se em linha com o observado na União Europeia”, salienta Helder Pedro, secretário-geral da Acap.

O responsável sublinha ainda que, no âmbito da fiscalidade verde, considera “que os incentivos previstos, contra o abate de veículos em fim de vida, não estão a ter influência na venda”. A associação do setor automóvel defende que são muito importantes os benefícios fiscais, que foram consagrados no Orçamento do Estado, ao nível da dedução da totalidade do IVA e da redução das taxas de tributação autónoma para as empresas. Os proprietários de carros elétricos estão dispensados do pagamento de Imposto sobre Veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC).

Além dos incentivos fiscais, as marcas de automóveis têm vindo a alargar as gamas, “oferecendo hoje diversos modelos e uma estratégia comercial bem definida que tem levado ao aumento das vendas”, acrescenta Hélder Pedro.

Nissan, Renault, Toyota, Peugeot, Opel, Volkswagen, Mitsubishi, Lexus, Volvo, Mercedes, BMW, Land Rover e Porsche são algumas das marcas que estão a apostar nesta área de negócio e que têm vários modelos disponíveis para todos os segmentos.

No entanto, o segmento de vendas de veículos elétricos, incluindo híbridos ‘plug-in’, nas vendas totais de automóveis ligeiros de passageiros representa apenas 0,7% na União Europeia e apenas 0,34% em Portugal. “Isto significa que para que o mercado nacional estivesse em linha com a Europa deveríamos estar a vender o dobro do nível atual”, refere o responsável.

Setor vai manter crescimento
A associação acredita que as perspetivas neste segmento são de manter o crescimento, para “valores significativamente superiores aos verificados no ano anterior”. Em 2014 foram vendidos 2.215 veículos elétricos, híbridos e ‘plug-in’ híbridos.

O volume de vendas de veículos elétricos e híbridos em Portugal ainda foram residuais, mas os números de 2014 representam o melhor ano de sempre para este segmento. A animar o mercado dos elétricos estiveram as marcas BMW, com o i3, e a Nissan, uma veterana neste sector desde 2011, com o Leaf.

Hélder Pedro chama ainda a atenção que deverão ser tomadas medidas legislativas, para que existam condições efetivas para promover a Mobilidade Elétrica. Por exemplo, ao nível da rede de abastecimento, “temos conhecimento da sucessiva degradação dos postos sem que exista uma imediata reparação”, sublinha o secretário-geral da Acap. Esta situação cria graves dificuldades aos utilizadores de viaturas elétricas.


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