Utentes de associação guiam turistas na aldeia de Cabreira do Côa e no concelho de Almeida

O “Contigo, Há Descoberta”, iniciado este ano, disponibiliza três pacotes turísticos: “um dia connosco”, “um fim de semana contigo” e “uma semana sazonal” (para grupos entre 10 a 15 pessoas).

A Associação Sócio Terapêutica de Almeida – ASTA, no distrito da Guarda, tem um projeto de turismo social e de natureza, denominado “Contigo, Há Descoberta”, no âmbito do qual são os utentes que conduzem os visitantes.


O projeto consiste “numa experiência turística inovadora na qual os serviços e a condução de atividades e dinâmicas inerentes são feitos pelas pessoas com deficiência capacitadas para o efeito”, referiu hoje, dia 28 de novembro, à agência Lusa Maria José Dinis da Fonseca, presidente da direção da ASTA.


“É um projeto desenvolvido aqui, na Cabreira do Côa e no concelho de Almeida, numa ambiência rural acolhedora onde está instalada a nossa comunidade sócio terapêutica, numa ótica de inclusão espontânea e de capacitação, aproveitando o precioso património e os potenciais naturais e endógenos da própria aldeia e região circundante que pretendemos dar a conhecer aos visitantes”, disse.


Segundo a responsável, a identidade do projeto reflete-se no conceito de 5 “Ss”: Silêncio, Saberes, Sabores, Simplicidade e Sustentabilidade.


“Oferecemos o Silêncio apaziguador deste território, e deste local rodeado por uma natureza ainda pura que fala e nos interpela numa observação contemplativa; os Saberes partilhados pelos nossos companheiros com as vivências proporcionadas e os ritmos culturais instalados nas nossas oficinas artesanais – Olaria, Ciclo e transformação da lã, Tecelagem, Agricultura…”, explicou.


E prosseguiu: “Depois, nos Sabores, oferecemos a degustação, através de refeições confecionadas no aprazível espaço da Cozinha São Francisco, com produtos endógenos que cultivamos nas hortas da aldeia e os sabores sazonais como as compotas, o queijo, o pão no forno, partilhados com os visitantes na sua confeção. Os nossos visitantes podem repousar-se na Simplicidade e genuinidade dos companheiros que interagem transmitindo o nosso património cultural, histórico e geológico, através de visitas guiadas, com linguagens acessíveis a todos, em aldeias históricas na proximidade, e na própria aldeia da Cabreira, onde vamos à descoberta de património e tesouros escondidos nos trilhos pedestres”.


Por fim, Maria José Dinis da Fonseca apontou a Sustentabilidade como “um critério chave”: “Porque aproveitamos e rentabilizamos equipamentos sociais e partilhamos aprendizagens; porque criamos riqueza social e económica para nós e para a região; porque defendemos e preservamos ecossistemas; porque criamos mais emprego na região e porque geramos projetos de vida com sentido, impactando a vida dos nossos companheiros com a oferta de um trabalho socialmente útil e estimulante, com possibilidade de um emprego dignificador, adaptado às suas capacidades e alocado entre 10 a 20% do seu tempo de atividades”.


O “Contigo, Há Descoberta”, iniciado este ano, disponibiliza três pacotes turísticos: “um dia connosco”, “um fim de semana contigo” e “uma semana sazonal” (para grupos entre 10 a 15 pessoas).


Segundo Maria José Dinis da Fonseca, esta experiência turística diferenciadora, “que induz à prática da alteridade, destina-se a estratos sociais, portugueses e estrangeiros, que se desviam cada vez mais do turismo de massas para procurarem um turismo mais natural, humanizado, preservador e sustentável e, ao mesmo tempo, promotor de lazer, de aprendizagem prazerosa, de saúde e de inclusão, com vertente pedagógica”.


A ASTA tem atualmente 44 companheiros (utentes) e 45 colaboradores (incluindo voluntários) nas valências de Lar Residencial, Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão e Residência de Autonomização e Inclusão.


Conteúdo Recomendado