Em nota de imprensa publicada na página oficial da UBI na internet, a universidade adianta que desta forma ficará associada a mais de 1.000 instituições mundiais que se comprometem a incentivar os propósitos da ONU através de atividades de educação e investigação.
“O objetivo deste programa é associar as instituições de ensino superior aos objetivos das Nações Unidas através de atividades educativas e investigação, numa cultura partilhada de responsabilidade social e intelectual”, acrescenta.
Segundo a nota, a UBI passará a organizar anualmente pelo menos uma atividade centrada nos dez desígnios que vinculam os membros da UNAI, tais como o compromisso de incentivar através da educação os princípios da Carta das Nações Unidas, a cidadania, a promoção da paz e a resolução de conflitos, o diálogo, a compreensão intercultural e a sustentabilidade.
“O respeito pelos direitos humanos também faz parte dessa lista, bem como os objetivos centrados na atividade específica dos associados da UNAI: criação de oportunidades de formação académica das pessoas, independentemente do género, raça, religião ou etnia, garantia de oportunidades de formação superior a todos os indivíduos e melhoria dos sistemas de ensino superior em todo o mundo”.
De acordo com a informação, em Portugal, apenas quatro universidades fazem parte deste organismo das Nações Unidas, fundado em 2010, por Ban Ki-moon, antecessor de António Guterres no cargo de secretário-geral da ONU.