UBI repete a marca dos 1.400 colocados no Concurso Nacional de Acesso

A Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, um número de novos alunos acima dos 1.400, na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Foram colocados um total de 1.404 estudantes, evidenciando o reconhecimento que os candidatos atribuem à qualidade de ensino e às condições de estudo existentes na academia “ubiana”. Refira-se que 70,2% dos alunos foram colocados em primeira e segunda opção de escolha.

Este resultado, quando faltam ainda duas fases do CNAES, além dos restantes concursos de acesso aos cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura e Mestrados Integrados, perspetiva que a UBI voltará a ultrapassar o seu maior número total de alunos. Em 2022/2023, ultrapassou os 9.000, o mais alto da sua história.

O número de lugares preenchidos representa 87% dos iniciais, mas num ano em que o número de candidatos ao ensino superior diminuiu 3,4% e a UBI aumentou 40 vagas face ao concurso anterior.

As colocações desta 1.ª Fase representam a adequação da oferta formativa da academia à procura por parte dos alunos. 23 cursos, representativos de várias faculdades e áreas científicas, têm todas as vagas preenchidas – grupo onde se inclui a nova licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados – com outras três formações a terem um número residual de lugares disponíveis.

Quanto ao mérito dos candidatos, entre os cursos completamente ocupados, verifica-se que em 13 cursos os colocados têm classificação acima de 140. O Mestrado Integrado em Medicina exigiu as classificações mais altas (neste particular acima dos 177,8), seguindo-se Psicologia (165,6), Ciência Política e Relações Internacionais (164,9). Engenharia Aeronáutica (152,7) e Cinema (151,2) têm notas acima de 150 e na categoria dos mais de 140 surgem Ciências da Comunicação (147,9), Gestão (147,8), Arquitetura (146,8), Ciências Farmacêuticas (146,3), Design de Moda (145,5), Ciências Biomédicas (141), Ciências do Desporto (140,6) e Sociologia (140).

Os alunos colocados têm agora de formalizar a matrícula/inscrição a partir de segunda-feira, dia 28 de agosto, e até dia 30. O processo pode ser feito online ou presencialmente. Todas as informações úteis estão disponíveis na página “Novos Alunos”.

Também na segunda-feira começa a 2.ª Fase do CNAES, com a UBI a ter disponíveis 218 vagas, para quem pretende beneficiar da experiência enriquecedora e vibrante de estudar na Universidade da Beira Interior.

Há oportunidades em cursos que são mais-valias no mercado de trabalho e nos quais há bolsas de mérito ou financiadas no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, entre outras.


Conteúdo Recomendado