Nova edição do Míscaros - Festival do Cogumelo em Alcaide (Fundão)

O mês de novembro aproxima-se e com ele traz mais uma edição do Míscaros – Festival do Cogumelo que ano após ano cativa cada vez mais visitantes à aldeia de Alcaide, no concelho do Fundão.

Com intuito de explorar o forte património fúngico do país com mais de 300 espécies,entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha, surgiu o Míscaros – Festival do Cogumelo, num evento cuja organização é da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.

Entre os dias 18 e 20 de novembro, na aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza
envolvente da encosta da Gardunha, degustar diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas típicas especialmente preparadas na aldeia.

Para acompanhar estes sabores e aromas de outono, será apresentado um conjunto de ações compostas por exposições, workshops, mostras de cogumelos e animação.

Segundo a organização, “a segurança será um ponto primordial no Festival Míscaros, existindo neste festival um controlo de qualidade e segurança alimentar realizada por uma entidade externa certificada, dando garantias da qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes deste certame.”

“Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha”, garante a mesma fonte.

MÍSCAROS 2016: ECOLÓGICO, COM RESPONSABILIDADE SOCIAL E COM MIGUEL GAMEIRO

Os resultados da aposta feita em 2015, com pratos, talheres e copos feitos em madeira substituindo o plástico, superou as expectativas da organização do Festival do Cogumelo e por isso vai continuar na oitava edição, que decorre nos dias 18, 19 e 20 de novembro 2016, em Alcaide (Fundão). A informação foi avançada pelos promotores do evento na freguesia do Alcaide (Liga dos Amigos, Câmara Municipal do Fundão e Junta de Freguesia da aldeia) no encontro realizado este sábado, na Casa Cunhal Leal, para dar a conhecer as novidades do certame. São mais de meia centena de espaços abertos, 37 dos quais tasquinhas, a esmagadora maioria da freguesia.

“O ano passado, nos três dias do festival, as ruas estiveram limpas” constata o presidente da direcção da Liga dos Amigos do Alcaide, sinal de que a guerra declarada ao plástico foi ganha. Resultado também muito positivo foi alcançado na iniciativa “Lanternas do Céu”, onde o valor recolhido possibilitou que 70 pessoas pudessem ter uma boa refeição na época natalícia. Em 2016, dando continuidade ao projecto de solidariedade, a Liga dos Amigos decidiu que metade do valor da receita dos balões, cada um a pelo menos três euros, reverte a favor da APPCDM do Fundão, como refere Fernando Tavares.

“É um apoio que vamos dar à APPACDM do Fundão e esperamos que eles também nos apoiem. Desde o primeiro momento que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Fundão se quis associar ao festival, o que é muito bom. Este ano, a campanha chama-se na mesma Alcaide Solidário-Todos por um Amigo e vamos lançar cerca de 500 lanternas do céu”, explica aquele responsável.

Dois utentes da APPACDM do Fundão participam ainda numa acão denominada “Cozinhar Diferente”. Num vento diferenciador, promovendo a participação de jovens cozinheiros portadores de síndrome de Down, o chefe Ricardo Besteiro é acompanhada pela Melissa Silva e António Pereira, naquela que é considerada a grande aposta de 2016

“São dois jovens que estão a preparar-se para ajudarem o chefe Ricardo e esta vai ser a nossa grande aposta para 2016. Vão fazer um brilharete, sábado, 19 novembro 2016, às 18h30, no live-cooking, com o chefe e os dois ajudantes a cozinharam para o público. É um dos momentos altos do festival”, frisa Fernando tacares.

Outras das novidades de 2016 do Festival do Cogumelo é a presença de Miguel Gameiro. Conhecido pela sua voz e por canções como “Dá-me um abraço”, o vocalista da banda “Pólo Norte” vai mostrar as suas qualidades noutra área, a pouco tempo de abrir o seu restaurante “O Abraço” , em Sintra.

Mário Rui Ramos, Duarte Batista e Joe Best, são alguns dos “chefs” que protagonizam momentos de “live cooking” ao longo do evento. Orlando Esteves, um dos maiores críticos gastronómicos portugueses, integra o júri do concurso do melhor prato de cogumelos. A Escola Profissional do Fundão, juntamente com dois chefs, instala-se na Casa Cunha Leal e será responsável pelo mega almoço de domingo.

“Chefes de Palmo e Meio”, passeios micológicos, animação de rua, o CÃOgumelo( terceiro passeio canino e conversas miscaninas), workshops e exposições fazem parte do programa do certame, que este ano fica também marcado pela inauguração do Centro de Recolha e Certificação de Cogumelos da Gardunha. O ano passado foi assinado o protocolo entre a CMF e Junta de Freguesia e em 2016 é aberto, um investimento de cerca de 50 mil euros na cantina junto à escola do 1º ciclo de Alcaide que está a ser intervencionadapara o efeito. Uma peça única na região que pretende dar um contributo de organização num sector que continua sem um quadro legislativo que o regule.

O autarca destacou a importância da população do Alcaide na realização dos Míscaros “ É a verdadeira gasolina do festival”, afirma. É que mais uma vez os habitantes de freguesia abrem as suas casas e criam uma relação afectiva com os visitantes.

O presidente da junta de freguesia de Alcaide, Daniel Cruz, sublinha a importância do evento para a aldeia “uma marca única cujo motor sempre foi a Liga dos Amigos do Alcaide e o combustível é fornecido pela câmara municipal e junta de freguesia”. Sobre o Centro de Recolha de Cogumelos, o autarca diz ser uma “aposta importante e arriscada,As obras estão em curso e espero que a inauguração não falhe”, refere o autarca de Alcaide.


Conteúdo Recomendado