Festival Míscaros realiza-se este fim de semana no Fundão

Neste festival os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza envolvente da Serra da Gardunha, degustar diferentes formas de confeção de cogumelos nas tasquinhas típicas especialmente preparadas pelos habitantes da aldeia e aproveitar para saborear outras especialidades da região.

O Míscaros – Festival do Cogumelo, que se realiza de 18 a 20 de novembro no Alcaide, Fundão, terá este ano uma forte aposta na inclusão social, integrando uma atividade com três jovens portadores de Síndrome de Down.

“Mantemos a nossa preocupação em termos um festival ecológico, amigo do ambiente e que valoriza a responsabilidade social, pelo que a grande novidade se prende com a iniciativa ‘Cozinhar Diferente’, em que três jovens com Síndrome de Down participam no ‘live cooking'”, disse Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos do Alcaide, entidade que promove o “Míscaros” em parceria com a Junta de Freguesia do Alcaide e com a Câmara do Fundão.

Em declarações à agência Lusa, este responsável salientou que a ação, marcada para dia 19, às 18h30, é promovida numa “ótica inclusiva” e que pretende ajudar “a desmistificar alguns dos preconceitos que ainda subsistem na sociedade em relação às pessoas com deficiência”.

Nesse sentido, a organização do festival também volta a realizar a iniciativa solidária “Lanternas do Céu”, em que 50% da receita da venda de cada lanterna reverte a favor da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Fundão.

O selo ecológico também será mantido, com a organização a promover a utilização de material biodegradável que desde 2015 substituiu o plástico nas tasquinhas e espaços de artesanato que os habitantes instalam nos pisos térreos das próprias casas.

Por lá, não faltará animação e mil e uma iguarias gastronómicas à base do rei da festa, o cogumelo 100% natural e certificado.

Do programa constam de vários “workshops”, palestras e passeios micológicos que têm como objetivo ajudar os participantes a conhecer e identificar os diferentes tipos de cogumelos.

Já para ajudar a ter ideias de confeção serão dinamizados vários “live cookings”, que contam com a presença de chefes como Mário Rui Ramos, Duarte Batista, Joe Best, Miguel Gameiro e Leopoldo Calhau Garret.

A eleição do espaço mais criativo e do melhor prato de cogumelo feito pelos tasqueiros do certame também se repetem e, a julgar pelas edições anteriores, os membros do júri poderão provar pratos como o típico arroz de míscaros, a telha de cogumelos e enchidos ou as espetadas de cogumelos e a feijoada de cogumelos, entre muitos outros.

No dia 20, um domingo, será realizado mais um almoço comunitário de arroz de cogumelos, cuja participação implica o pagamento de um euro e durante o qual a organização prevê servir cerca de duas mil refeições.

Com um orçamento global de cerca de 50 mil euros, este festival deverá receber cerca de 30 mil visitantes nacionais e internacionais, que contribuirão para dinamizar a economia local e concelhia.

Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.

programa_miscaros


Conteúdo Recomendado