As ruas e ruelas do centro histórico de Trancoso vão regressar ao período medieval em mais uma edição da Festa da História – Bodas Reais. Entre 28 e 30 de junho, a aldeia histórica e cidade de Trancoso vai receber uma das melhores recriações históricas e medievais do país. A cerimónia de esposamento e bodas reais do rei D.Dinis e D. Isabel de Aragão vão marcar o último dia da Festa da História em Trancoso.
A Festa da História vai decorrer na zona nobre da cidade, com espaços dedicados às tendas de artesanato, tabernas, tendas militares e de ofícios medievais, com animação de arruadas pelo mercado, músicos e malabaristas, treino de armas, encantador de serpentes, dança do ventre, manipuladores de fogo, bobos, saltimbancos e desfiles, rememoração das Bodas Reais e Casamento Régio de El Rey D. Dinis e D. Isabel de Aragão realizado em 1282. Trajados a rigor nobres, mendigos, guerreiros, mercadores, príncipes e princesas não vão faltar à festa.
O casamento do rei Dom Dinis (o “Lavrador”) com Isabel de Aragão (a Rainha Santa) ocorreu em Trancoso, em 26 de junho de 1282, e é recordado anualmente pela autarquia no último fim de semana do mês de junho.