Trancoso abre ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa” com evento sobre Bandarra

Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da História e do imaginário da Aldeia Histórica de Trancoso, no distrito da Guarda.

A Aldeia Histórica de Trancoso inaugura, no dia 05 de junho, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021, com um evento de animação inspirado no sapateiro, profeta e poeta Bandarra, foi hoje anunciado.

Segundo a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, o evento tem como tema “Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros”.

Gonçalo Annes Bandarra, sapateiro, poeta e profeta, “deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais falava do futuro de um povo que se há de cumprir”, refere a fonte em comunicado enviado à agência Lusa.

“Sobre ele, disse Fernando Pessoa que ‘o coração não foi português, mas Portugal’”, acrescenta.

Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da História e do imaginário da Aldeia Histórica de Trancoso, no distrito da Guarda, “que o celebra com carinho, lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e das tradições” locais.

Trancoso inaugura, no dia 05 de junho, um sábado, a quinta edição consecutiva de uma iniciativa “que se tem destacado por uma programação cultural genuinamente diferenciadora, que tem dado mais vida e animação às Aldeias Históricas de Portugal”, refere a fonte.

“Um dia que promete um sem fim de emoções e descobertas, para miúdos e graúdos, com momentos gastronómicos, visita guiada, mostra de produtos endógenos, exposição de fotografia e um concerto do ‘Çapateiro de Calsado – Proveito e Exemplo’, uma criação original de César Prata e Tiago Sami Pereira, com a participação especial de Carlão e de elementos da comunidade de Trancoso”, acrescenta.

A organização refere tratar-se de “uma excelente oportunidade para conhecer, em todo o seu esplendor, a Aldeia Histórica de Trancoso, e de desfrutar da arte de bem receber da sua comunidade”.

Dado que o evento acontece num fim de semana que pode ser prolongado, devido ao feriado do dia 03 de junho, a organização programou algumas atividades complementares.

No dia anterior ao evento, sexta-feira, dia 04, no Posto de Turismo de Trancoso haverá um momento de acolhimento, das 18:00 às 22:00, com vinho e típicas sardinhas doces.

No domingo, 06 de junho, às 10:00, os visitantes são convidados a visitar e a descobrir a localidade de Moreira de Rei.

Devido à pandemia, à semelhança do ano passado, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a organização salienta que “a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via ‘livestreaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal”.

O evento é promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do município de Trancoso, associações e agentes económicos locais.

O ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021, apoiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), termina em novembro.

Depois de Trancoso, a festa acontece em Castelo Novo (19 de junho), Castelo Mendo (26), Sortelha (03 de julho), Belmonte (10), Almeida (17), Linhares da Beira (31), Castelo Rodrigo (28 de agosto), Marialva (11 de setembro), Piódão (25), Idanha-a-Velha (30 de outubro) e Monsanto (06 de novembro).


Conteúdo Recomendado