“Traços inconformes” é a nova exposição que poderá ser visitada no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

Integrado nas comemorações dos 40 anos do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, vai estar patente a partir do dia 15 de fevereiro, neste espaço museológico, a exposição “Traços inconformes”, assinada por Osmani Simanca e que poderá ser visitada até ao dia 27 de abril.

“Traços Inconformes” é uma mostra com cerca de 70 cartoons jornalísticos da autoria deste artista de origem cubana, naturalizado brasileiro e cidadão do mundo, que escolheu o concelho de Gouveia para viver.

Sobre Osmani Simanca

Osmani Simanca é um destacado cartoonista, que, na sua obra, alia o humor, a análise e a crítica política, cultural e social. Em “Traços inconformes” o artista mostra a sua visão pessoal da atualidade, utilizando o humor com desenhos que não nos deixam indiferentes, que nos provocam e nos levam a questionar as nossas próprias respostas, sejam elas concordantes ou discordantes. Osmani Simanca nasceu em 1960 em Santa Clara, Cuba. Formou-se na Academia de Belas-Artes San Alejandro e no Instituto Superior de Arte de Havana. Começou a sua carreira em 1975, no jornal humorístico Dedeté, no seu país natal. Foi cartoonista editorial no jornal A Tarde (2007-2017), em Salvador, Bahia, Brasil.

Em 1994 recebeu a Distinção pela Cultura Nacional do Ministério de Cultura da República de Cuba.
Em 1995 mudou-se para o Brasil, onde se naturalizou brasileiro.
Os seus desenhos têm sido publicados em inúmeras revistas e jornais de todo o mundo.
Entre os seus prémios destacam-se:
2002: Primeiro Prémio Perenquén de Oro, VII Bienal de Caricatura y Dibujo Humorístico de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha.
2009: Primeiro Prémio (Gag Cartoon), Worl Press Cartoon 2009, Sintra, Portugal.

Traços Inconformes Post
Traços Inconformes Post


Conteúdo Recomendado