Toy no cartaz da Feira da Castanha de Trancoso

Toy e Ruizinho de Penacova vão animar a VII Feira da Castanha e Paladares de Outono que vai decorrer este fim de semana e a 09 e 10 de novembro em Trancoso.

O certame, promovido pela Câmara Municipal de Trancoso, no distrito da Guarda, que tem a abertura oficial marcada para as 17h30 de amanhã, prolonga-se até domingo e reabre as portas no fim de semana seguinte, nos dias 09 e 10 de novembro.

O evento, organizado com o objetivo de homenagear os produtores locais e de divulgar e preservar os produtos endógenos, com destaque para a castanha, vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Trancoso.

Segundo a autarquia, o programa do certame anual inclui animação, espetáculos musicais, ‘workshops’, jornadas técnicas, conferências, atividades de ‘showcooking’, concursos, magustos populares e um passeio micológico, entre outras iniciativas.

Do cartaz musical destacam-se espetáculos do cantor popular Toy (22h30 de dia 09 de novembro), do artista Ruizinho de Penacova (22h30 de sábado) e da Banda Musical 81 – Ferreirim (22h00 de sexta-feira).

O certame, que este ano é realizado pela primeira vez em dois fins de semana, vai contar com a participação de cerca de 70 expositores que ocupam o Pavilhão Multiusos, existindo também uma área exterior para exposição de maquinaria agrícola e uma tenda para animação e espetáculos musicais.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, admitiu hoje à agência Lusa que pelo recinto do certame devem passar “40 mil pessoas”.

Segundo o autarca, a VII Feira da Castanha e Paladares de Outono foi alargado a dois fins de semana “porque a feira vem crescendo [de ano para ano], a apanha da castanha estende-se ao longo de algumas semanas, permitindo assim o escoamento, e porque os próprios produtores fizeram esse apelo” à organização.

O concelho de Trancoso tem atualmente cerca de 900 produtores de castanha das variedades Martaínha e Longal e é o único do distrito da Guarda que integra a região demarcada de produção de castanha DOP Soutos da Lapa.

De acordo com Amílcar Salvador, o município tem uma produção anual de castanha “que ronda as três mil toneladas, o que gera cinco a seis milhões de euros”.

Trancoso recebeu em setembro deste ano o X Encontro Europeu da Castanha, que foi promovido pelos municípios de Trancoso e de Penedono, pela RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, pela Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias (AREFLH) e pela Coopenela – Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.


Conteúdo Recomendado