Parlamento Europeu dos Jovens reúne na Covilhã

Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, a Covilhã acolhe o evento COVILHÃ 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal, promovido pela Associação Portuguesa – Parlamento Europeu Jovem.

A EYP Portugal ou Associação Portuguesa – Parlamento Europeu Jovem é uma organização educacional e apartidária, criada em 1987, que promove o debate político, encontros interculturais, trabalho de educação de pares e partilha de ideias, entre jovens na Europa. A Associação está presente em 40 países europeus e realiza, com regularidade, sessões regionais, nacionais e internacionais.

A Covilhã foi a cidade escolhida para a realização de uma sessão regional que contará com cerca de 90 jovens participantes, entre os quais alunos de escolas do concelho. Neste evento, os participantes poderão desenvolver as suas soft skills, aprender sobre o funcionamento da União Europeia e conhecer pessoas de diferentes regiões do país e da Europa.

De acordo com os promotores, “trata-se de uma ótima oportunidade para trabalhar em equipa e discutir importantes problemas que a sociedade enfrenta hoje em dia, cobrindo preocupações ambientais, sociais e económicas. Ainda que talvez seja um passo fora da zona de conforto, podemos prometer um ambiente seguro, criado por jovens e para jovens, que promove a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Estamos muito felizes por poder contar com alguns participantes da cidade anfitriã”.
Os temas em debate serão: automação e inteligência artificial; violência doméstica; escassez de água; tráfico de seres humanos; redes sociais e os seus impactos; turismo de massas.

Os jovens participantes terão oportunidade de conhecer melhor a cidade da Covilhã, realizando ações na Biblioteca Municipal e no Auditório Municipal. A dormida e atividades lúdicas terão lugar na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde.

O evento COVILHÃ 2019 – Regional Selection Conference of EYP Portugal será integralmente realizado com recurso à língua inglesa e conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Universidade da Beira Interior e da Pousada da Juventude da Serra da Estrela.

Para mais informações, consulte a página de facebook do evento.


Conteúdo Recomendado