Torneio de Educação Gamificada na Escola Secundária de Gouveia

A iniciativa visa aumentar a atratividade dos conteúdos educacionais, aumentar os níveis de concentração e dedicação à escola.

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, a partir das 14 horas, no gimnodesportivo da Escola Secundária de Gouveia.

O I Torneio de Educação Gamificada é o evento final do projeto de educação gamificada lançado pelo Município de Gouveia que disponibilizou uma plataforma de jogo virtual onde os alunos do 9º ano tiveram desafios semanais com temas de Português e Matemática com o objetivo de implementar novas dinâmicas de aprendizagem em ambiente digital.

Para alem da plataforma de jogo virtual, os alunos do 9º ano de escolaridade e os professores foram acompanhados por uma equipa de tutores e dinamizadores que prepararam todos os conteúdos pedagógicos e as dinâmicas em sala de aula.

Durante os meses de abril e maio os alunos da Escola Básica com 3º ciclo de Gouveia e Vila Nova de Tazem, divididos por equipas, em cada turma, disputaram um torneio educativo em ambiente virtual onde resolveram questões de português, matemática e conteúdo geral. Agora, os vencedores de cada sala irão competir entre si para serem os campeões do concelho no I Torneio de Educação Gamificada de Gouveia. Os alunos da equipa vencedora e o professor orientador receberão como prémio um IPAD oferta do Município de Gouveia.

Este é um projeto que o Município de Gouveia financiou e disponibilizou para os alunos do 9º ano do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Gouveia numa iniciativa exploratória introduzindo a gamificação como ferramenta de apoio e motivação pedagógica.

O projeto lançado pelo Município de Gouveia com a parceria do Agrupamento de Escolas visa aumentar a atratividade dos conteúdos educacionais, aumentar os níveis de concentração e dedicação à escola, melhorar os resultados, reforçar a quantidade e qualidade da adesão de jovens às iniciativas, projetos e equipamentos escolares, implementar boas práticas em ambiente escolar, fomentar as relações interpessoais mediante a utilização de tecnologias educacionais, promovendo a partilha entre alunos, professores e família sobre temas incluídos no programa curricular de Português e Matemática.

Com a aplicação desta iniciativa aos alunos do 9º ano de escolaridade, o Município de Gouveia pretende testar o impacto de utilização das novas tecnologias na sala de aula e de novas ferramentas e dinâmicas pedagógicas. A intenção do Município de Gouveia visa implementar gradualmente a gamificação aos alunos do Agrupamento de Escolas de Gouveia do 4º ano ao 9º ano de escolaridade.

O projeto de gamificação é também uma iniciativa de parceria entre a autarquia de Gouveia, o Município do Fundão e a Agência Gardunha 21 financiado através do Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto – de replicação de um projeto piloto desenvolvido no Brasil para aplicação de técnicas de gamificação e plataformas digitais na aprendizagem do ensino básico.


Conteúdo Recomendado