Durante a semana passada, a Câmara Municipal da Guarda procedeu à limpeza dos terrenos situados nas freguesias de Aldeia Viçosa e Seixo Amarelo que arderam durante o incêndio de agosto de 2022.
Estas ações de limpeza decorreram no âmbito da assinatura dos Autos de Consignação dos Contratos de Serviços de Estabilização de Emergência Pós Incêndios, assinados a 26 de janeiro.
Nos incêndios que deflagraram no verão de 2022, foram 10 mil os hectares ardidos no concelho da Guarda e, foi neste âmbito que a Câmara Municipal da Guarda assinou os primeiros quatro autos de consignação dos trabalhos, dos Contratos de Serviço de Estabilização de Emergência Pós Incêndio.
A contratação destes serviços, no valor de cerca 760 mil euros, visa a limpeza dos terrenos ardidos, construção de pequenos taludes, cortes e remoção de material ardido nas linhas de água, entre outras ações.
Estes foram celebrados com as empresas Floresta Bem Cuidada, Floresta Renovada, Projetos e Gestão Florestal e Floponor, e segundo a autarquia, os trabalhos terão de ser desenvolvidos ao longo dos próximos quatro meses.
Esta assinatura surge na sequência dos Contratos-Programa de Apoio a Ações de Estabilização de Emergência dos concelhos afetados pelo Incêndio da Serra da Estrela assinados a 14 de outubro de 2022, no valor que ronda um milhão e meio de euros.




